A cada ano que passa, as transmissões de jogos investem cada vez mais em tecnologia e equipamentos de última geração para levar a melhor experiência ao telespectador. Mas nem sempre a inovação agrada o público final, e nem o narrador mais importante que já passou pela Globo: Galvão Bueno.

    Galvão Bueno
    Galvão Bueno em transmissão (Reprodução / Globo)

    Foi o caso da “linha do tempo” criada para os canais pagos do Grupo Globo: SporTV e Premiere. O tradicional cronômetro ao lado do placar foi trocado por uma linha vertical que ocupava a faixa esquerda do televisor (imagem abaixo), causando estranhamento logo no primeiro minuto de jogo.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    A novidade desagradou até mesmo o principal narrador da casa na época, que em sua rede social chamou a novidade de “feia”.

    Linha do Tempo
    Linha do Tempo alvo de polêmica (Reprodução / SporTV)

    No triunfo do Ceará sobre o Palmeiras, o narrador acompanhava o jogo enquanto interagia com fãs no Twitter. Um deles falou para o narrador mandar tirar o cronômetro, que estava muito feio, ao que Galvão prontamente respondeu:

    “Tem razão! Feio!”, disse no dia 11 de abril de 2022.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Fala, Tino!

    Tino Marcos
    Tino Marcos (Reprodução / Globo)

    Mas não foi apenas o lendário narrador que se incomodou com a presença de uma linha ao invés do cronômetro. O ex-Global Tino Marcos também se manifestou sobre a modernidade de sua antiga empresa.

    Assim como Galvão, Tino também interagiu com um seguidor na rede social. O fã pediu para o repórter ligar para a Globo e pedir para tirar a linha das transmissões.

     “Pô, não tava nem reparando, agora tô incomodado também!”, respondeu Tino com bom humor.

    No dia da estreia da tecnologia, 9 de abril de 2022, a comentarista da Globo, Ana Thais Matos, também se pronunciou em suas redes sociais.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Galera, não adianta ficar me atacando pela novidade na tela das transmissões do Premiere e do Sportv (…) Meu depto [departamento] é outro, eu não sei nem onde fica a turma da arte. Se eu tivesse alguma influência pra mudar algo, eu usaria pra conseguir folga eterna no carnaval”, publicou.

    Não deixou saudades

    Maurício Noriega e Jota Júnior
    Maurício Noriega e Jota Júnior (Reprodução / SporTV)

    A experiência durou pouco e não deixou saudades. No dia 12 de abril – três dias após a estreia -, o departamento de Esportes da Globo informou o retorno do cronômetro ao lado do placar e o fim da linha do tempo.

    A emissora aproveitou e brincou com a situação nas redes sociais, ambiente onde a novidade foi duramente criticada. O Twitter oficial do SporTV publicou um gif de um árbitro fazendo o sinal do VAR e postou a seguinte mensagem:

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Fala, galera! Ouvimos os comentários sobre a nossa linha do tempo, chamamos o VAR para avaliar possíveis ajustes e vai rolar! A partir dos jogos de hoje retornamos com o cronômetro tradicional e a linha do tempo durante as bolas paradas”.

    Questionada pelo site Lance!, o departamento de Comunicação da Globo se pronunciou através de uma nota:

    “Estamos atentos à opinião do público e fizemos ajustes no grafismo, que já poderão ser vistos a partir da segunda rodada do Brasileirão, nesta terça-feira, tanto nas transmissões do SporTV como do Premiere. O cronômetro volta ao modelo tradicional, com a contagem dos segundos, e a linha do tempo passará a aparecer com a bola parada, para que o narrador conte, de forma cronológica, o que aconteceu no jogo”, dizia o comunicado.

    Share.