A relação entre Barcelona e jogadores brasileiros rendeu ótimos momentos para os torcedores do clube catalão. Desde a década de 50, tem atleta verde-amarelo batendo um bolão com a camisa culé.
Mas, se por um lado nomes como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Romário e Fenômeno brilharam no Barça, outros jogadores brasileiros não conseguiram marcar a história do clube positivamente.
Várias contratações sem sentido não deixaram saudades no torcedor catalão. E, para refrescar a memória, o jornal Marca listou os piores jogadores brasileiros que já jogaram pelo Barcelona.
Piores jogadores do Barcelona
O catálogo vai do lateral-direito Douglas ao meia Coutinho, passando por atletas poucos conhecidos até mesmo para o fã de futebol, como Cleo Hickamnn e Aloisio Pires.
Na lista divulgada, Philippe Coutinho foi a transação mais cara, ultrapassando outros craques que jogaram pelo clube. O valor investido no brasileiro foi de 135 milhões de euros (R$ 526 milhões na época).
A lista também menciona o meio-campista Geovanni, mas não se engane, não é o mesmo que jogou no Santos. O jogador em questão é o do Cruzeiro.
Uma dupla que saiu do Palmeiras também foi lembrada: Keirrison e Henrique.
Fechando a lista, o volante Fábio Rochemback, revelação do Internacional entre o final e o começo do novo milênio.
O jornal Marca não citou, mas vale a menção de outros nomes, como Arthur e Marlon, que passaram pelo clube recentemente e não deram certo.
Nem pior, nem melhor
Além dos piores jogadores, o veículo espanhol mencionou os atletas que não foram destaque, mas nem por isso podem ser considerados uma decepção.
A lista tem campeão do mundo, campeão da Champions League pelo clube e até jogador do atual elenco.
O atacante Raphinha foi colocado mais perto dos melhores do que dos piores. Convocado para a última Copa do Mundo, a temporada do atacante pelo Barcelona foi de altos e baixos.
Os outros atletas que estão neste patamar são os laterais Sylvinho, Belletti e Maxwell. Os três foram beneficiados por uma época gloriosa do clube e fizeram parte de times históricos.
Fechando o grupo, o volante Paulinho também está na lista do meio termo.
Os craques
Motivado pela contratação do jovem atacante Vitor Roque, ex-Athletico Paranaense, o Marca listou também os melhores brasileiros que vestiram a camisa azul-grená.
O primeiro grande brasileiro a brilhar pelo Barcelona foi Evaristo de Macedo. Chegou ao clube em 1957 e ficou até 1962. O atacante é lembrado pelo jornal por ter anotado um gol no Real Madrid, eliminando o rival da Copa Europa.
O quarteto de R’s não poderia ficar de fora. Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho foram melhores do mundo vestindo a camisa do Barcelona. O Fenômeno, apesar de ser mais identificado com o arquirrival da capital, foi lembrado pelo veículo.
Atualmente preso, Daniel Alves também está presente na lista e, fechando o seleto grupo dos melhores brasileiros que jogaram pelo Barcelona, está Neymar Jr. O atacante formou, talvez, o melhor trio de ataque da história do clube, o MSN (Messi, Suárez e Neymar).