O que o ator Ilya São Paulo, falecido nesta semana, e o ex-jogador de futebol Branco tinham em comum? Provavelmente, nada, mas, no passado, algumas pessoas costumavam confundir as duas personalidades.
Por isso, o ator, que estava afastado da TV desde uma participação especial em Amor de Mãe (2020), era considerado sósia do ex-jogador da Seleção Brasileira.
Sósia de jogador famoso
Em 1995, quando fez sua estreia na segunda versão de Cara e Coragem (1995), Ilya deu vida a um dos irmãos da trama, o Jerônimo. Ao lado de João (Marcos Palmeira) e Duda (Marcos Winter), o ator se destacou e conquistou o público brasileiro.
Mas, outro fator curioso chamava a atenção do telespectador. A semelhança – há quem não ache nenhuma – com Cláudio Ibraim Vaz Leal, o famoso lateral-esquerdo Branco (foto acima).
Separados na Maternidade
Ilya São Paulo virou notícia após a Copa do Mundo de 1994, não só por seu talento e atuações, mas também por ser considerado sósia do jogador Branco, ídolo do time tetracampeão.
De tão semelhantes, fizeram questão de analisar fotos, entrevistas e vídeos de ambos para comparar. Na época, Ilya assistiu à Copa, como torcedor.
“Na televisão não dá para ver direito a cara dos jogadores… Eu só via o Romário nos jornais”, esquivou-se durante a entrevista, mas admitiu que muitas pessoas comentaram a semelhança.
Já do outro lado, a esposa de Branco, na época, respondeu.
“Ele nunca assiste a novelas, mas eu assisti, justamente para reparar se eles eram mesmo parecidos. Eu não achei. O Branco é mais bonito”.
É Tetra!
Branco havia acabado de conquistar a Copa do Mundo. Era querido pela torcida e estava “no auge”. Já Ilya, estava em cartaz com o filme A terceira Margem do Rio e na TV participou do episódio Uma Mulher Vestida de Sol, de Ariano Suassuna, na Terça Nobre, da Rede Globo. Estando os dois em evidência, nada mais certo do que a comparação e os comentários sobre a semelhança. Apesar do burburinho, jogador e ator nunca se conheceram.
O última trabaljo de Ilya na TV foi na novela Amor de Mãe (2020), como Juarez. O ator trabalhou em 27 novelas e 12 filmes.