Uma das maneiras de um narrador marcar presença e ficar na mente dos torcedores é emplacando bordões. Luis Roberto, da Globo, é considerado um dos melhores locutores do país e “dono” de um bordão que caiu nas graças dos telespectadores.

    Luis Roberto
    Luis Roberto (Reprodução / Globo)

    Luis utiliza a frase “Sabe de quem?” após o jogador marcar um gol. Contudo, o bordão incomodou uma pessoa em especial: Edson Callegares, ex-narrador da rádio Cultura FM de Santos (SP), que acusou o colega de ter copiado a expressão.

    Acusação

    Edson Callegares
    Edson Callegares (Reprodução / Globo)

    Durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, Callegares publicou uma nota em seu Facebook, acusando Luis Roberto de ter roubado a frase que vinha consagrando o global durante as transmissões.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Como profissional, considero o Luís um dos melhores do Brasil. Tivemos uma disputa na Baixada Santista pelo Troféu Ernani Franco de Rádio como o melhor narrador esportivo da Baixada Santista. Na época, ele estava pela Rádio Cultura e eu pela Rádio Atlântica, que na época pertencia ao grupo A Tribuna. Ganhei a votação e fui eleito o melhor narrador esportivo da Baixada Santista”, escreveu Callegares.

    Nunca fomos amigos

    Odinei Ribeiro, Guido Bortolomasi e Edson Callegares
    Odinei Ribeiro, Guido Bortolomasi e Edson Callegares (Arquivo Pessoal)

    O ex-narrador continuou seu texto dizendo que eles nunca foram amigos de sair juntos, ou até mesmo manter contato, contudo, sempre houve respeito. Callegares ainda deu um exemplo de como seria se ele copiasse outro narrador.

    “Seria o mesmo que eu, sendo narrador da Globo, utilisar-se [sic] um jargão do Osmar Santos, que ainda estivesse em Marília, dizendo ‘ripa na chulipa e pimba na gorduchinha’. E fizesse sucesso com isso. Seria honesto? Seria justo? Não me importo em usar o que é meu”, explicou.

    Edson terminou o desabafo dizendo que não há problemas em utilizar o bordão, desde que os créditos sejam direcionados a ele.

    “Isso é uma questão de honestidade, dignidade e justiça”, acrescentou.

    “Parabéns, Luís Roberto, pelo seu trabalho. O sucessor legítimo do Galvão Bueno”, finalizou.

    O outro lado

    Gustavo Villani e Luis Roberto
    Gustavo Villani e Luis Roberto (Reprodução / Web)

    A reportagem do UOL, no dia 23 de julho de 2018, procurou Luis Roberto através da Comunicação da Globo, que fez questão de esclarecer que Edson Callegares foi o primeiro a utilizar o “Sabe de quem?”.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “O bordão ‘Sabe de quem?’, do narrador Luis Roberto, nasceu em uma transmissão de vôlei. Depois de um ponto, o ex-jogador e comentarista Tande perguntou ao narrador: ‘Sabe de quem?’, para valorizar a boa atuação do oposto Wallace, a quem a frase até hoje é associada”, disse a Globo.

    A nota continua dizendo que o narrador da casa gostou e passou a utilizá-la nas transmissões de futebol.

    “Luis Roberto conhece Edson Callegares há muitos anos e foi lembrado por colegas da coincidência entre os bordões, já que Edson foi o primeiro a utilizar a expressão, em narrações de gols do Santos. Os dois inclusive já conversaram sobre o assunto e não há qualquer questão sobre o caso”, enfatizou a emissora.

    Edson Callegares faleceu em março de 2021, aos 62 anos, vítima da Covid-19. Narrador histórico da baixada, com passagens pelas principais rádios locais, ele apresentava o programa Baixada Esporte, na TV Santa Cecília.

    Desde que foi diagnosticado, o narrador esteve na UTI do Hospital Ana Costa, em Santos. Edson deixou sua esposa e duas filhas.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    Share.