O jogador Roque Jr. fez parte do elenco da Seleção pentacampeã em 2002, na Coréia do Sul e no Japão. Depois da vitória, o jogador fez parte da equipe de comentaristas da Globo em diversos jogos, ao lado de Galvão Bueno.
Dividiu seu tempo entre a TV e os campeonatos e amistosos da Seleção, na fase preparatória e classificatória para a Copa de 2006, que aconteceria na Alemanha.
Episódio indigesto
Na semifinal da Copa das Confederações (foto acima), em 2005, também na Alemanha, durante a transmissão da partida, Galvão criticou duramente a atuação da seleção, o que irritou o jogador, que tirou satisfação “tête-à-tête” com o narrador e cobrou mais respeito, no dia seguinte.
“Tive um problema na semifinal que teve o negócio com a imprensa, com o Galvão. Acho que isso não impactou diretamente, mas indiretamente tem uma influência (na minha não convocação), eu acho”, afirmou Roque.
O ex-jogador contou que, apesar do time ganhar, a repercussão foi negativa. Ao ligar para os seus pais, Roque ficou sabendo dos comentários feitos pelo narrador e ficou mexido.
“Nós tínhamos um treino na segunda-feira e falei: ‘vou ficar tranquilo, não vou entrar em nada. Vamos jogar o jogo e o campo vai mostrar tudo’. Cheguei na segunda e falei pro assessor da seleção (Rodrigo Paiva) que eu não ia falar. Vou treinar esses dois dias, mas não quero falar. Aí ele chama o Parreira, aí eu disse que eu não ia falar, porque se ganhássemos o jogo isso ia passar (as críticas). O Parreira fala ‘eu te entendo e não te entendo.’ Aí o Paiva disse que não ia falar o que eu pedi. Cheguei pra imprensa e falei que não ia dar entrevista”, explicou o jogador, conforme noticiou os portais Lance! e torcedores.com.
Cortado
Segundo o jogador, o burburinho, juntamente com sua recusa à entrevista, foi a gota d’água para ficar fora da Copa.
“Então acho que isso teve influência na hora da decisão da convocação. Aquele momento que aconteceu comigo acho que não pode acontecer. Você tem que conversar, entender o jogador. Você tem que tá preocupado com o jogador… ‘o que que tá acontecendo?’. Tudo influencia, tá tudo conectado. Então por isso que eu acho que isso tem a ver com a não convocação – explicou.
Apesar da treta, Roque Jr. continuou comentando jogos e assinou contrato com a Globo em 2021. Esteve na Copa do Catar, juntamente com Ana Thais Matos e Galvão Bueno e, aparentemente, eles fizeram as pazes e ficaram “de bem”.