A decisão da principal competição da América do Sul está chegando e os torcedores dos clubes envolvidos na disputa esfregam as mãos de ansiedade pelas semifinais.
Pela segunda vez – após a Conmebol estabelecer a final única –, o Maracanã receberá a grande final da Libertadores, na qual pelo menos um time brasileiro já está garantido.
Antes da finalíssima, Palmeiras e Boca Juniors duelam por uma vaga, enquanto do outro lado da chave Internacional e Fluminense brigam pelo acesso à decisão.
As semifinais estão marcadas para os dias 27 de setembro e 4 de outubro.
Glória eterna
No dia 4 de novembro, o mundo conhecerá quem é o novo dono do continente. Inicialmente marcada para dia 11, a Conmebol adiantou a grande final para o primeiro sábado do mês.
Dos quatro times envolvidos na disputa, apenas o Fluminense de Fernando Diniz não conquistou a glória eterna. O Boca Juniors tem seis troféus, enquanto o Palmeiras ergueu a taça por três vezes; já o Inter é bicampeão da competição.
Da primeira vez que o Maracanã recebeu a final da Copa Libertadores, Palmeiras e Santos duelaram pela taça. Com gol de Breno Lopes no apagar das luzes, o Verdão bateu o rival, conquistando a sua segunda taça na história.
O time de Abel Ferreira terá mais uma oportunidade de fazer história no maior palco do mundo, contudo, o retrospecto contra o Boca em mata-mata na competição é negativo. Por outro lado, o Fluminense vai fazer de tudo para jogar a final em casa, enquanto Coudet e seus comandados lutaram até o fim em busca do tri.
Quanto vale o show?
Se você deseja ir ao Maraca no dia 4 de novembro, prepare o bolso, pois os valores dos ingressos serão salgados.
As vendas devem abrir no começo de outubro, após a confirmação dos times para a final. A disputa por um ingresso será tão acirrada quanto em campo, pois a entidade responsável pelo torneio separa uma boa quantia aos convidados e patrocinadores da Libertadores.
O restante será dividido entre os times. Os ingressos serão comercializados no site da Conmebol, além dos meios oficiais dos clubes, nos quais cada um tem seu modelo de venda.
Na edição do ano passado, a Conmebol separou os ingressos em dois grupos. A categoria 2 custou 245 dólares (R$ 1.342, na conversão da época) e a categoria 3 ficou a 142 dólares (R$ 778).
Portanto, fique atento, torcedor. Se seu time chegar à final – ou caso você queira apenas participar da festa -, comece seu planejamento o mais cedo possível.
Só falta a América do Sul
Um dos objetivos dos clubes sul-americanos, além da conquista da glória eterna, é a vaga para o tão cobiçado Mundial de Clubes.
Diferente das edições anteriores, o torneio será disputado ainda neste ano, entre os dias 12 e 22 de dezembro. Jidá, na Arábia Saudita, foi contemplada pela FIFA e será o país sede do mundial.
Todos os continentes já têm seu representante, falta apenas o campeão da Libertadores da América para completar o torneio.
Dentre os times participantes, está o poderoso Manchester City, da Inglaterra. O Al-Ittihad, representante do país sede, Urawa Red, representante da Ásia, Leon, da Concacaf, Auckland City, da Oceania e o Al Ahly, da África.
Quem será o representante da América do Sul?