Não é de hoje que o povo brasileiro celebra o futebol e a Copa do Mundo da maneira mais alegre e empolgada possível. E não é para menos, afinal, é do Brasil que vem o eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Em agosto de 1969, a Revista Sétimo Céu fez uma brincadeira onde os 11 jogadores titulares da Seleção Brasileira, que na época buscavam se classificar para a Copa de 1970, selecionaram 11 celebridades para formar uma Seleção de Artistas.
Jogadores
Os 11 atletas que participaram da dinâmica foram: Félix, Carlos Alberto, Brito, Djalma Dias, Rildo, Dirceu Lopes, Wilson Piazza, Gérson, Jairzinho, Pelé e Tostão.
Os jogadores votaram em personalidades da música e da TV e, no final, os mais votados formaram uma espécie de Seleção Brasileira de Celebridades.
Seleção da Seleção
A votação dos craques da bola foi disputada. Os dois primeiros artistas que compuseram o 11 inicial da época foram Ronald Golias e Roberto Carlos, que tiveram nove votos. Para os jogadores, o Rei da Música ocupava nos palcos o mesmo papel que Pelé ocupava no futebol.
Com oito votos, o trio da sequência causava furor na década. Ele era composto com melodia por Jair Rodrigues (foto abaixo), Wilson Simonal e Elza Soares. Na sequência, figurava o humorista Chico Anísio, que teve cinco votos.
A seleção ficou composta por Roberto Carlos, Ronald Golias, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Elza Soares, Chico Anísio, Agnaldo Timóteo, Wanderléa, Chico Buarque, Elis Regina e Chacrinha. Ah, e não pensa que não tinha um técnico, tinha sim. Blota Júnior e J. Silvestre foram escolhidos para dividirem a função.
Encontro
Não bastasse a votação, os selecionados se reuniram para uma partida/sessão de fotos, com exceção de alguns nomes como Roberto Carlos e Chico Buarque, que não conseguiram encaixar o encontro na agenda.
Os encontros com os jogadores de futebol de verdade foram realizados em São Paulo, no estádio do Morumbi, e no Rio de Janeiro, no estádio do Botafogo. No final da “partida”, uma confraternização entre os craques da bola e as estrelas de outras artes, como a música e a TV.
Deu sorte
Coincidência ou não, o Brasil se classificou para a Copa de 1970, que foi realizada no México. E não foi apenas isso, a Seleção foi campeã naquele ano, vencendo a Itália na final pelo placar de 4 a 1.
Com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, a seleção se tornou a primeira a conquistar três títulos na história das Copas.