Neste domingo (27), um dos jogos que vai movimentar a Copa do Mundo do Catar será realizado entre Espanha e Alemanha. O carrasco do Brasil na Copa de 2014 pode dar adeus à competição se os espanhóis vencerem a partida.

    Na primeira rodada do grupo E, a seleção espanhola goleou a Croácia por 7 a 0 ficou na liderança. Já a seleção alemã, que chegou a ir para o intervalo vencendo o Japão por 1 a 0, levou a virada no segundo tempo e terminou a partida derrotada por 2 a 1.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    O jogo de hoje será o quinto entre Espanha e Alemanha em disputa por Copas do Mundo. Confira o que já rolou entre os times!

    1966

    A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram pela competição foi em 1966, na Copa da Inglaterra, os inventores do futebol. Espanha e a então Alemanha Ocidental ficaram no grupo B, junto com Argentina e Suíça.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    No jogo realizado no dia 20 de julho daquele ano, a Alemanha saiu vitoriosa por 2 a 1. Com gols de Emmerich e Seeler o time bateu a Espanha, que marcou com Fustê.

    Na classificação final do grupo, a seleção alemã ficou em primeiro lugar com cinco pontos, seguida pela Argentina, que ficou com a mesma pontuação. Já a Espanha ficou em terceiro lugar, com dois pontos; a Suiça, que não pontuou, fechou o grupo B.

    A seleção alemã seria finalista naquela edição, mas perderia a final para o time da casa por 4 a 2.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    1982

    Após três edições sem se esbarrarem, as seleções se encontrariam novamente em 82, na Espanha, desta vez em grupos diferentes. Enquanto a Alemanha ficou no grupo B e terminou na primeira colocação, o time espanhol ficou no grupo E e terminou em segundo lugar.

    Naquele ano, a Copa contava com um formato diferente. Como haviam seis grupos de quatro times, e apenas os dois primeiro se classificavam, 12 times formaram quatro grupos de três times na segunda fase. Os campeões de cada grupo dessa segunda fase fariam as semifinais.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    A Alemanha não levou em conta a seleção da casa e derrotou a Espanha por 2 a 1. Do lado alemão, marcaram Littbarski e Fischer, enquanto do lado espanhol Zamora descontou.

    Mais uma vez na final, a Alemanha foi derrotada, desta vez para a Itália.

    1994

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Em 1994, na Copa dos Estados Unidos, Espanha e Alemanha ficaram no mesmo grupo mais uma vez. As equipes se enfrentaram na segunda rodada do grupo C e empataram em 1 a 1.

    A Alemanha ficou em primeiro lugar, com sete pontos, enquanto a Espanha ficou na segunda posição do grupo, com cinco.

    Ambos os times cairiam nas quartas-de-final. A Alemanha perdeu para a Bulgária (2 a 1), enquanto a Espanha perdeu para a Itália (2 a 1), vice-campeã que foi derrotada na final pelo Brasil, que conquistou o tetra.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    2010

    O último confronto entre as seleções em mundiais da FIFA foi na África do Sul, em 2010. A Alemanha terminou em primeiro lugar do seu grupo, mesmo feito que a Espanha conseguiu no seu.

    Os dois times se encontraram na semifinal, realizada no dia 7 de julho de 2010. Após passar por Portugal nas oitavas e Paraguai nas quartas, a Espanha derrotaria a Alemanha pela primeira vez na história das Copas.

    Com gol de Villa, a seleção espanhola venceu a Alemanha e avançou para a final. Na última partida, a Espanha se sagrou campeã pela primeira vez, frente à Holanda, vencendo o jogo com um gol de Andrés Iniesta na prorrogação.

    Já a Alemanha ficaria com o terceiro lugar, derrotando o Uruguai por 3 a 2.

    Chances de seguir

    Se a Alemanha perder para a Espanha neste domingo, estará matematicamente fora da próxima fase da competição. Se isso de fato acontecer, será o segundo fiasco consecutivo, já que em 2018 o time caiu na primeira fase.

    Agora, se as equipes empatarem e, na outra partida do grupo, o Japão vencer a Croácia, a Alemanha terá que torcer para a seleção japonesa bater a Espanha no último jogo do grupo e, ainda assim, golear a Croácia para superar o saldo positivo da Espanha.

    Ou seja, caso não vença a seleção espanhola nesse domingo, o algoz brasileiro de 2014 pode dar adeus à Copa do Mundo de 2022.

    Share.