O ex-jogador Neto é um dos principais apresentadores da Band. Além de comandar Os Donos da Bola, ele está à frente do Apito Final, mesa-redonda que estreou recentemente no lugar do Terceiro Tempo, atração de Milton Neves.
Sem papas na língua, o apresentador critica tudo e todos, não poupando ninguém, muito menos o seu time do coração: o Corinthians.
Mas uma opinião de Neto em especial deu o que falar. O ex-Corinthians falou sobre o prêmio Craque do Jogo, criado pela Globo, que virou motivo de humilhação para os jogadores
Chacota em campo
Em 2019, a emissora carioca criou o troféu Craque do Jogo: os torcedores escolhiam na internet quem foi o melhor jogador em campo. Muitas vezes, a torcida usava a votação para tirar sarro da cara de um atleta que não foi nada bem na partida ou nem entrou no jogo.
Em 12 de maio de 2019, o Vasco perdeu para o Santos de 3 a 0. O escolhido pelo público foi o goleiro do time carioca Sidão, que pecou pelas falhas no jogo.
A repórter Júlia Guimarães entregou o prêmio e, visivelmente constrangida, disse:
“Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi uma votação feita apenas por torcedores na internet”, disse a profissional, ao que o jogador não disse nada, pegou o prêmio e saiu do vídeo.
Isso criou uma saia justa na direção de esportes do canal, que decidiu manter a votação, porém, quem passou a decidir o craque do jogo foram os comentaristas da partida.
Mas, mesmo com toda essa regulamentação nova, a torcida não perdia a chance de criticar um jogador por meio do prêmio.
“A Globo deveria tirar esse negócio”
Em 2021, Luan, então jogador do Corinthians, era muito criticado pela torcida. Após a vitória do time paulista sobre o Ceará por 3 a 1, ele foi eleito O Craque do Jogo com 62% dos votos. Porém, ele nem tinha entrado em campo.
Isso irritou Neto, que usou o seu programa para fazer duras críticas à Globo.
“Os torcedores elegem o Luan como melhor homem em campo. A Globo deveria tirar esse negócio. Porque ainda mostraram ele no banco depois da votação. Depois os comentaristas votaram no Adson. Precisa desvalorizar o Luan desse jeito? Vocês são bons ‘para caramba’, não precisa. Pode desvalorizar o futebol dele, mas não o ser humano. Lembra quando aconteceu com o Sidão? E se fosse a família de vocês? Muda isso aí”, opinou.
Bronca geral
Essa votação não irritou apenas o apresentador da Band: Cléber Machado, que narrou o jogo em questão, não escondeu sua bronca com a torcida.
“Eu entendo o torcedor ficar, às vezes, bravo com algum jogador. Às vezes, a gente acha que é bom humor, mas, às vezes, é meio constrangedor. Às vezes passa um pouco, eu acho? O voto é livre, cada um vota em quem acha que tem que votar, mas acho que o Luan não merece. Enfim? Cada qual com a sua consciência eleitoral”, disse.
“Faz parte da vida do Luan e do jogador o esforço para melhorar, mas nem sempre a fase é boa. ‘Ah, mas a fase não é boa faz tempo’. Ele está incomodado por não entrar, mas a gente não ouve falar que está brigando, tumultuando o ambiente, está na dele. Parece um pouco cruel demais pegar no pé do cara todo jogo”, continuou.
Luan não recebeu o troféu, já que Adson foi eleito pelos comentaristas como o melhor em campo.
A Globo aprendeu com as piadas e brincadeiras que o torcedor tenta fazer na votação. O prêmio ainda existe, mas sem as provocações ou mal-estar entre jogadores e jornalistas.