Contratado como estagiário pela Globo em 2015, Lucas Strabko, mais conhecido como Cartolouco, cresceu na emissora com seu humor nonsense nas matérias e participações durante os programas esportivos.
Porém, após cinco anos e muitos desgastes, a Globo quebrou o acordo de não dispensar ninguém durante a pandemia e demitiu o humorista, que soltou verbo contra Galvão Bueno, narrador contratdo da casa na época.
Liberdade revogada
Conforme apurou o UOL Esporte no dia 14 de abril de 2020, Cartolouco tinha “carta branca” para fazer as reportagens que quisesse.
Entretanto, o repórter ultrapassou os limites algumas vezes, irritando gente poderosa da emissora.
Em 2018, por exemplo, Strabko foi suspenso após chamar o Fortaleza de “pequenininho” durante o painel do Esporte da Globo na CCXP.
Outra cena que viralizou na internet aconteceu em fevereiro de 2020 e não pegou bem internamente. Trata-se da guerra de álcool em gel entre Cartolouco e um colega de redação durante uma entrada ao vivo da jornalista Fabíola Andrade, no SporTV.
Contudo, o verdadeiro algoz do jovem humorista foi Galvão Bueno.
Treta com Galvão
Após ser demitido da emissora carioca, Strabko foi convidado do Os Donos da Bola, da Band, no dia 9 de dezembro de 2021. No programa comandado pelo Craque Neto, Cartolouco não poupou palavras para se referir ao ex-colega.
Quando Neto questionou se o ex-narrador da Globo dava a mesma moral que ele estava dando no Os Donos da Bola, Cartolouco disparou:
“Não dava não. Ele era traíra. Era mesmo. Todo mundo lá era muito gente boa, mas o Galvão era traíra, ‘perna’, [não] jogou com ninguém, nunca bateu falta, nunca saiu no BID. Só faz vinho. [Não] jogou com ninguém. Arnaldo Cezar Coelho. Só ficava lambendo o outro lá. Aqui eu falo mesmo, falo a verdade”, disparou.
Em outra oportunidade, no dia 31 de junho de 2021, Lucas Strabko participou do Foi Mau, apresentado por Mauricio Meirelles, na RedeTV!, e voltou a citar Galvão em sua fala.
“Estava o Galvão e o Vanderlei, goleiro do Santos [na época], e eu falei: ‘Pô, agora vou abraçar o grande mito desse programa’. O Galvão veio para o abraço e eu abracei o Vanderlei. Na hora de ir embora, Galvão cumprimentou todo mundo, me pulou e foi embora”, declarou.
Por onde anda?
Após ser demitido da Rede Globo em abril de 2020, o jornalista participou do reality A Fazenda 12, da Record, sendo o quarto eliminado da edição.
Em março de 2021, recebeu a oportunidade de viver a vida de jogador de futebol profissional, defendendo as cores do Resende Futebol Clube, do Rio de Janeiro. O youtuber fez parte do grupo durante a disputa do Campeonato Carioca.
A participação do ex-Global não passou de uma ação de marketing, em parceria com o clube, onde Cartolouco viveria a rotina de um atleta. Em troca, o Resende gozaria da influência do humorista nas redes sociais.
No duelo contra o Vasco da Gama, no dia 24 de abril de 2021, em São Januário, Cartolouco ficou no banco de reservas e pela primeira vez foi relacionado para uma partida.
A façanha chamou atenção de diversas empresas, beneficiando o Resende a fechar novos patrocínios, além da repercussão na mídia, espaço esse que o Resende nunca ocupou durante a sua existência.