Após perder nos playoffs a chance de retornar à segunda divisão, o Deportivo de La Coruña vai amargar mais um ano na terceirona da Espanha. O time, que teve seu auge entre o final dos anos 90 e começo de 2000, perdeu a vaga na prorrogação.

    Rivaldo no Deportivo de La Coruña
    Rivaldo no Deportivo de La Coruña (Reprodução / Web)

    Em uma partida emocionante, o Deportivo perdeu o segundo jogo por 4 a 3 para o Castellón, decretando mais um ano de angústia e sofrimento para seu torcedor.

    O time da Galícia chegava com moral para o embate final após a vitória no primeiro jogo, quando fez o dever de casa e triunfou por 1 a 0 sobre o rival – o gol foi marcado por Max Svensson, de apenas 21 anos.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Um empate fora de casa no segundo jogo da semifinal era o suficiente para deixar o clube próximo do seu objetivo, porém, o time da casa levou a melhor e eliminou o La Coruña.

    Um caso de amor

    Lucas Pérez no Deportivo de La Coruña
    Lucas Pérez sendo apresentado no Deportivo de La Coruña (Reprodução / Instagram)

    O Deportivo de La Coruña contou com um reforço de peso na tentativa pelo acesso. O atacante Lucas Pérez, ex-Arsenal, tirou dinheiro do seu próprio bolso para defender o seu clube de coração.

    Pérez estava no Cádiz quando decidiu bancar metade da sua rescisão para reforçar o Depor. O atacante abriu mão de 2 milhões a que tinha direito em contrato e pagou cerca de R$ 3 milhões para ajudar o time na terceira divisão.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    No início de janeiro, oito mil pessoas foram ovacionar o retorno do jogador ao Depor após cinco anos afastado. A sua estreia foi no final de semana seguinte e não poderia ser melhor.

    No jogo contra o Unionistas, 24 mil pessoas estiveram Estádio Riazor para ver o placar de 3 a 0 para o Depor, com direito a dois gols de Pérez. A volta dos sonhos que encheu os galegos de esperança.

    O atacante foi importante no duelo decisivo contra o Castellón, dando uma assistência e marcando um gol de pênalti — que ele mesmo sofreu.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Dias de glória

    Bebeto no Deportivo La Coruña
    Bebeto no Deportivo La Coruña (Reprodução / Web)

    Com a derrota para o Castellón, o time da galícia seguirá na terceira divisão. Mas nem sempre foi assim. O La Coruña já viveu seus dias de glórias e com brasileiros envolvidos nessa história.

    No meio da década de 90, o tetracampeão Bebeto era um dos principais nomes do Depor. Pelos galegos, o atacante conquistou dois títulos: uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Foram 153 jogos e 102 gols com a camisa do Deportivo entre 1992 e 1996.

    Djalminha
    Djalminha na ESPN (Reprodução / ESPN)

    Para substituir o jogador, outro brasileiro foi chamado: Rivaldo. O pentacampeão fez uma boa temporada, com 21 gols marcados que levaram o La Coruña ao terceiro lugar da La Liga 1996-97. Na temporada seguinte, Rivaldo foi para o Barcelona para substituir Ronaldo Fenômeno.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Anos à frente, outros brasileiros também marcaram seu nome no Deportivo La Coruña. Djalminha e Mauro Silva são ídolos do time da galícia, conquistaram títulos e feitos que até hoje estão na lembrança do torcedor. Foram três: LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.

    O meia e o volante também levaram o time à semifinal da Liga dos Campeões na temporada 2003/04.

    O passado de vitórias está cada vez mais longe, mesmo que ainda esteja vivo na memória dos galegos. O Deportivo de La Coruña terá mais uma temporada de luta e conta com seus torcedores dentro e fora de campo para retomar o caminho de glória.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    Share.