Nesta semana, estreou o novo formato da Liga dos Campeões da Europa. A partir de agora, a competição terá 36 equipes, com cada equipe fazendo oito jogos na primeira fase.
Desde 1955, quando foi criado, o torneio teve poucas mudanças em seu modelo.
Copa dos Clubes Campeões Europeus
A primeira versão do torneio foi disputada na temporada 1955-56. Os 16 clubes foram escolhidos pela revista francesa L’Equipe, com base na representatividade e prestígio dos times em cada país.
O primeiro campeão foi o Real Madrid, que disputou sete partidas para conquistar o título. Na final, em Paris (França), venceu o Rennes por 4 a 3.
Dois fatos curiosos: o Chelsea foi convidado, mas nenhum time da Inglaterra participou, pois a The Football Association viu o torneio como mera distração para as competições locais; e o Saarbrucken participou representando Sarre, região administrada pela França. Em 1957, a área foi integrada à Alemanha Ocidental.
A última edição antes da mudança de nome para Liga dos Campeões da UEFA foi em 1991-92 e marcou o retorno dos clubes ingleses às competições europeias após a tragédia de Heysel, que matou 39 torcedores em 1985.
Antes de mudar de nome, o torneio foi disputado pela primeira vez em dois grupos na temporada 1991-92.
Liga dos Campeões da Europa
A 38ª edição da competição ganhou novo nome e formato, pela primeira vez com uma fase preliminar. Depois da primeira e segunda fases, oito equipes foram distribuídas em dois grupos e os vencedores disputaram a final.
Na temporada 1994-95, depois da fase preliminar, 16 equipes foram distribuídas em quatro grupos. A competição voltou a ter quartas de final e semifinal além da final.
A edição de 1996-97 foi a última que envolveu somente os 24 times que foram campeões em suas ligas nacionais. A partir da temporada seguinte, foram seis grupos, com quatro times cada.
Em 1999-00, foram duas fases de grupos – a primeira com oito e a segunda com quatro. Os dois primeiros avançaram para a segunda fase de grupos, enquanto o terceiro colocado de cada foi para a Copa da UEFA. Depois disso, a fase final tinha quartas de final, semifinal e a grande decisão.
Na temporada 2003-04, foi instalado o formato que seguiu até a temporada passada. Depois das fases qualificatórias, 32 equipes eram divididas em oito grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo seguiam para as oitavas de final.
Como funciona o novo formato da UEFA Champions League?
A partir de agora, 36 equipes participação da fase da liga da Champions League, a antiga fase de grupos.
As equipes disputarão oito jogos nessa fase. Deixarão de defrontar três adversários duas vezes – em casa e fora – e, ao invés, enfrentarão oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora.
Para determinar os oito adversários diferentes, as equipes foram divididas inicialmente em quatro potes.
Posteriormente, cada equipe foi sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora frente a uma equipe de cada pote.
As oito melhores equipes da liga qualificam-se automaticamente para as oitavas-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, em ida e volta, para saber quais seguem também para as oitavas-de-final da competição.
As equipes que terminarem do 25º lugar para baixo, inclusive, serão eliminadas, sem direito a acesso à UEFA Europa League.
Das oitavas-de-final em diante, a competição continuará a seguir o formato existente de eliminatórias até à final.