A ficção não nos deixa mentir e existem várias histórias de religiosos que largaram o ofício para se entregarem aos prazeres mundanos ou a um grande amor. Agora, um ex-jogador de futebol, cercado de dinheiro e mulheres, que fez o caminho para se tornar padre, é um tanto quanto raro…
Mas foi o que Phil Mulryne, ex-jogador do Manchester United, resolveu fazer.
Carreira no futebol
Nascido em 1 de janeiro de 1978, na Irlanda do Norte, Philip Patrick Stephen Mulryne chegou ao United em 1994 para fazer parte da equipe juvenil do clube. O meio campo fez parte do time que venceu a Youth Cup de 1995 e se tornou integrante da seleção do seu país antes mesmo de estrear no time profissional.
Após sair do Manchester, onde enfrentou grande concorrência com nomes como David Beckham, Nicky Butt, Paul Scholes, Andy Cole e Ole Gunnar Solskjaer, o jogador foi para o Norwich City em 1999.
Phil também passou por times como Cardiff, Leyton Orient e King’s Lynn, além de defender a Seleção da Irlanda do Norte em 27 oportunidades.
Em 2008, o jogador encerrou sua carreira, dando início a uma fase totalmente diferente em sua vida.
Confissão ao Padre
Antes de encerrar a carreira, Phil ficou marcado por um episódio digno de um jogador baladeiro. Às vésperas de um clássico contra a Inglaterra, em uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o jogador foi cortado da Seleção da Irlanda do Norte.
O motivo foi uma fuga do meio-campista da concentração para passar a noite bebendo em um bar próximo ao hotel onde estava hospedado com a delegação.
Mas, o jogador cansou dessa vida. Em 2018, aos 31 anos, ele abriu mão da vida de balada com mulheres, dinheiro e bebidas à vontade, para se tornar padre. De acordo com “sua santidade”, a decisão ocorreu quando ele ainda jogava futebiol.
“É difícil definir um momento específico [para a mudança]. Eu diria que começou no meu último ano em Norwich. Eu não estava pensando nisso, naquele momento, mas comecei a ficar insatisfeito com todo o estilo de vida que eu vinha levando”, disse em entrevista ao site oficial do Norwich.
“Temos uma vida maravilhosa como jogador de futebol e fui muito privilegiado, mas descobri que, mesmo com todas as coisas ao meu redor, havia uma espécie de vazio. Fiquei bastante chocado: por que não estou feliz mesmo tendo o que todos os homens jovens querem?”, completou.
Trajetória religiosa
O ex-jogador foi voluntário em um abrigo para sem-teto durante um tempo e, depois, voltou a frequentar a missa regularmente. Phil passou a se sentir completamente realizado e com constante sensação de contentamento, o que não acontecia em seus tempos de futebol.
Em 2009, então com 31 anos, Phil foi convidado pelo monsenhor Noel Treanor, bispo de Down e Connor para iniciar sua trajetória religiosa. Durante esse período, ele se formou em filosofia e em teologia.
Anos mais tarde, em 2017, o ex-jogador foi ordenado sacerdote da Ordem Dominicana e ministrou sua primeira missa no dia 10 de julho daquele ano, na St Oliver Plunkett Church, em Belfast. Atualmente com 45 anos de idade, Phil vive em seu país natal e dedica grande parte do seu tempo a supervisionar uma congregação da cidade de Cork, onde é chamado de Reverendo Padre Philip Mulryne.