Em 24 de agosto de 2014, Milton Neves e sua equipe da Rádio Bandeirantes se preparavam para mais uma jornada esportiva naquele domingo. Antes do clássico entre São Paulo e Santos pelo Campeonato Brasileiro, o radialista comandava o Domingo Esportivo.
Tudo parecia tranquilo, até o momento em que um comentário desagradou Datena, seu colega de emissora.
O passado de Datena
Milton conversava no ar e pelo telefone com o apresentador Neto, que falava sobre José Hidalgo Neto, ex-jogador do Coritiba, mais conhecido como Capitão Hidalgo. Durante o bate-papo, o radialista contou que, na época em que José Luiz Datena esteve no Paraná, ele morou na pensão do Hidalgo.
“Filou boia lá e até hoje é grato, porque tem muito ingrato por aí que não olha para trás, mas o Datena agradece ao Hidalgo até hoje”, disse ao vivo o jornalista.
Invasão e briga ao vivo
A conversa foi seguindo, enquanto Milton Neves elogiava o apresentador do Brasil Urgente, dizendo que iria mandar um vinho para ele. De repente, Datena, que mora perto da Bandeirantes, entrou no estúdio e, ao vivo, começou a esbravejar.
“Que merda é essa que você fala? Que merda é essa aí, cara? Que merda é essa?”. O áudio vazou e o programa foi retirado do ar na mesma hora.
O fato viralizou e foi amplamente repercutido na imprensa. Em entrevista ao site Notícias da TV, Milton afirmou que só foi um bate-boca e não houve agressão física.
“Foi muito rápido. Entre a porta e mim, estava o (Cláudio) Zaidan. Ele chegou, xingou e foi embora. Lamento muito, o cara (Datena) é muito gente boa. Ele estava completamente fora de si. Alguém deve ter falado alguma coisa para ele. A pessoa não pode ficar nervosa por ter sido elogiada”, desabafou o jornalista.
Suspensão e desculpas
O episódio causou o afastamento de Datena da apresentação do Brasil Urgente e da rádio por dois dias. Quando voltou ao ar, ele pediu desculpas.
“Se alguém age de forma inverídica, mentirosa e canalha, realmente eu perco o meu equilíbrio, e vou perder sempre, talvez em locais inadequados “, disse em seu programa Nossa Área, da extinta Bradesco Esportes FM.
Velhas feridas
Essa não foi a primeira vez que os dois se meteram em uma polêmica. Em 2003, Milton Neves apresentava o Cidade Alerta na Record e Datena, o Brasil Urgente, da Band. Durante um evento, os dois se encontraram e Milton foi diretamente para a delegacia.
No boletim de ocorrência, o jornalista da Band teria ameaçado o colega da Record. Datena também prestou queixa contra o apresentador, dizendo que Neves teria sido agressivo e o agarrado pelo braço, questionando por que supostamente teria ignorado o colega.
Desentendimentos à parte, felizmente, ambos hoje estão na Band, já se encontraram ao vivo e as brigas do passado aparentemente ficaram para trás.