O sonho da Copa pode ter acabado para Neymar na última quinta-feira (24). Após sofrer uma contusão ligamentar lateral no tornozelo direito e um edema ósseo, o jogador ainda vai levar um tempo para se recuperar e pode ficar fora do torneio, mesmo que o Brasil passe para as próximas fases.
Com diversos nomes à disposição, o técnico Tite pode optar pelo mais provável deles, pelo menos segundo os torcedores e comentaristas: Rodrygo. O jogador, que entrou na partida contra a Sérvia no lugar de Vinícius Júnior, pode agora substituir Neymar nos próximos jogos.
Grande fase no Real Madrid
Cada dia com mais espaço, o atacante brasileiro de 21 anos já atingiu marcas expressivas na temporada 2022/23. Além de igualar o número de gols de Ronaldo Fenômeno na Champions League pelo Real Madrid, o jogador já marcou 15 gols pela equipe em 2022.
O feito torna Rodrygo o jogador Sub-21 com mais gols no mundo neste momento, a frente de nomes como Kvaratskhelia, Musiala, Bellingham e Saka.
Graças a sua versatilidade e rápida adaptação, o brasileiro conquistou espaço entre os 11 iniciais dos comandados de Carlo Ancelottim bem como a sua convocação para a Copa do Mundo.
Na temporada 2021/22, o atacante contribuiu com nove gols e dez assistências em 49 jogos, entre eles, gols que deram sobrevida ao Real nas quartas e semifinais da Champions League, em que o clube venceu seu 14º título.
Pela LaLiga, Rodrygo marcou quatro gols na reta final, inclusive no jogo que deu o 35º título da LaLiga Santander ao Real Madrid, onde ele marcou por duas vezes contra o RCD Espanyol.
Mudança de função
Com as seguidas ausências do melhor do mundo Karim Benzema na temporada, Ancelotti viu em Rodrygo uma possibilidade de mudança na posição, já que ele costuma atuar aberto pelo lado direito do ataque.
Seu bom posicionamento e finalização fizeram com que o atleta brasileiro conseguisse atuar por mais minutos como centroavante. Com isso, em 12 jogos disputados na LaLiga ele pôde participar em 10 deles, sendo oito como titular e duas vindo do banco de reservas, marcando quatro gols – todos eles de dentro da área, contra Betis, Mallorca, Atlético de Madrid e Barcelona (em que ele sofreu o pênalti), também contribuindo com quatro assistências neste período.
Já na Champions League, além de igualar Ronaldo com 13 gols na competição com a camisa do Real Madrid, ele é o brasileiro com mais gols na Champions League desde que estreou na competição.
Com tantos feitos e marcas, Rodrygo é o mais cotado para substituir Neymar na seleção brasileira. Só resta saber se Tite vai recorrer ao óbvio.