Tristeza: médico do Palmeiras perdeu luta contra câncer terminal

Gustavo Magliocca

Gustavo Magliocca (Reprodução / Web)

Gustavo Magliocca, responsável pelo departamento médico do Palmeiras e diretor médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, faleceu no dia 3 de maio de 2023. Ele travava uma luta contra um câncer no cérebro desde 2020.

Gustavo Magliocca (Reprodução / Web)

Doc, como era chamado pelos amigos e pacientes, chegou ao alviverde para trabalhar nas categorias de base. Quando o time passou por uma reformulação, em 2015, a diretoria do clube convidou Magliocca para assumir o departamento médico da equipe profissional.

Calmo e otimista, o médico rapidamente se destacou pela maneira que costumava conduzir cada tratamento ou cirurgia. Seu nome ficará para sempre na história do clube, onde esteve por dez anos.

Merecida homenagem

Marcos Rocha (Cesar Greco / Palmeiras)

Com a presença de sua família, o Palmeiras, representado por todos os funcionários – desde o porteiro, jogadores, até a presidente Leila Pereira – homenagearam o profissional, batizando o Núcleo de Saúde e Performance (NSP) com o nome Gustavo Magliocca.

LEIA TAMBÉM!

O clube documentou em vídeo a homenagem, disponível na TV Palmeiras, no YouTube, onde foi possível ver diversos jogadores emocionados, um deles em especial, o lateral Marcos Rocha.

“É o cara que foi amigo de todo mundo, sempre tratou todo mundo bem, muito querido por todos. Sempre brinquei chamando ele de médico das estrelas, porque ele fazia tão bem para a gente que a gente se sentia importante”, relatou Rocha.

Magliocca olímpico

Ana Marcela (Jonne Roriz / COB)

Além do Palmeiras, o doutor Gustavo Magliocca atuou também na natação. Nomes como César Cielo, Ana Marcela Cunha, Torben Grael e João Amoedo são alguns dos atletas que passaram pelas mãos do médico.

Como diretor médico da CBDA, ele participou de dois Jogos Olímpicos, em Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016).

Ana Marcela conquistou recentemente o bronze no Mundial de Esportes Aquáticos, em Fukuoka, Japão, no dia 17 de junho, e fez questão de ressaltar a importância do médico para o esporte.

“O Doc foi e sempre vai ser um cara, não só para o esporte brasileiro, mas para o mundo. Foi uma grande perda que a gente teve e eu segurei o máximo possível para andar com a touca porque eu sabia que isso ia mexer comigo”, declarou a nadadora.

Resiliência

Gustavo Magliocca (Reprodução / Instagram)

Em entrevista ao site Viva Bem, do UUOL, dia 24 de abril de 2022, Gustavo Magliocca comentou qual foi a sua reação ao saber que estava diagnosticado com câncer no cérebro.

“Trocar de lugar, sair do papel de médico para virar paciente foi ruim, péssimo. Senti medo, fiquei tenso e preocupado, mas pensei que, independentemente da gravidade do meu caso, iria lutar com todas as forças pela minha vida, pelos meus filhos e pela minha esposa”, contou Doc.

Por conta da doença o médico ficou com sequelas na visão e na audição, além de ter o raciocínio afetado. O doutor comentou que utilizou o CDB, óleo extraído da Cannabis, com autorização de seu oncologista, como forma de tratamento adjuvante.

“Antes de passar por tudo que passei, me achava invencível, já tinha o script da minha história: ia me aposentar, viver até os 80 anos e por aí vai, mas o câncer me mostrou a fragilidade da vida e do ser humano e que não sabemos o dia de amanhã”, declarou Magliocca.

Autor(a):

Sair da versão mobile