Sorteios ao vivo definiam quais jogos seriam transmitidos pela Globo
15/12/2022 às 12h45
O futebol é um dos grandes campeões de audiência da televisão brasileira. As constantes derrotas que a Globo sofreu recentemente por conta da Libertadores da América no SBT, fez com que a emissora voltasse a comprar os direitos da competição.
Em 1987, uma reviravolta ocorreu no futebol brasileiro e a Globo se aproveitou disso, inovando na escolha de qual partida seria transmitida.
O racha no futebol brasileiro
Desde os anos 1970, o público vibra com o Campeonato Brasileiro, principal torneio de futebol do país. Em 1987, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enfrentava uma grave crise financeira e política, levando os principais clubes a desistirem de jogar o campeonato. Foi criado, então, o Clube dos 13, que tinha como filiados Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
LEIA TAMBÉM:
● Ídolo do Flamengo tentou de tudo, mas perdeu luta contra câncer terminal
● Pavor: astro tinha que ser dopado para conseguir andar de avião
● Antes do VAR: juiz se deu mal ao expulsar jogador errado do Corinthians
Para se deslocar da CBF, a entidade criou a Copa União. Com o apoio da TV Globo e de grandes empresas, como Coca-Cola e Varig, o campeonato acabou se tornando a principal disputa do futebol nacional daquele ano. A Confederação não ficou parada e manteve o Campeonato Brasileiro.
A briga pelos direitos da Copa União foi acirrada entre Globo, Manchete e Bandeirantes. Mas a emissora de Roberto Marinho levou a melhor, desembolsando US$ 3,4 milhões e garantindo a exclusividade total das transmissões.
A torcida começava no sorteio
A Globo tinha o direito de transmitir três jogos por semana – sexta-feira à noite, sábado e domingo de tarde, ambos no horário tradicional das 16 horas. Todas as partidas seriam transmitidas para todo o Brasil e, por conta disso, a emissora teve uma ideia bastante diferente.
Os jogos ocorriam aos domingos e no mesmo horário, 16 horas, momento esse em que a Globo exibia os jogos. 15 minutos antes das partidas começarem, um apresentador fazia um sorteio para saber qual jogo o país iria assistir. Vários narradores ficavam a postos nas principais capitais do país, esperando saber quem seria o felizardo a narrar o jogo do dia.
Mas nem sempre as coisas agradavam o telespectador, que perdia a chance de ver um grande clássico como Flamengo x Corinthians ou Grêmio x Palmeiras para ver um Bahia x Goiás. Mas o público não perdia nada, pois os compactos eram exibidos dentro do Esporte Espetacular, que antigamente era transmitido após o Fantástico.
Real vencedor?
O grande vencedor da Copa União foi o Flamengo, que derrotou o Internacional por 1 a 0. Já na final do Campeonato Brasileiro, transmitido pelo SBT, o Sport foi o campeão em cima do Guarani. A ideia era fazer o jogo entre os dois campeões e definir o campeão brasileiro de 1987.
Mas nada saiu como o combinado e a CBF decidiu realizar um novo jogo entre Sport e Guarani para definir, de fato, quem seria o campeão brasileiro de 1987. O SBT transmitiu o jogo, mostrando a vitória do Sport por 1 a 0.
Até hoje a polemica é grande – para o Flamengo, ele é o vencedor do campeonato de 1987. Já para o Sport ele é o único que levou a taça do torneio. Isso é apenas uma amostra de como o futebol brasileiro já passou por poucas e boas graças a disputas políticas e crises financeiras.