Sonoplasta briga com a Globo por direitos da vinheta mais famosa do futebol

Edmo Zarife e Zico

Uma vinheta marcante, que sempre é usada na vitória do Brasil em todos os esportes, é a “Brasil-sil-sil”. E mais uma vez ela está presente – na vitória do Brasil contra a Sérvia por 2 a 0 ela foi usada inúmeras vezes. Mas um dos criadores desse áudio entrou na justiça contra a Globo.

No final da década de 1960, a Rádio Globo buscava um efeito sonoro para as suas transmissões dos jogos do Brasil. Durante as eliminatórias da Copa de 1970, o locutor Edmo Zarife ficou por duas horas no estúdio gravando várias frases de efeito. Ao escutar toda a gravação, o sonoplasta José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, escolheu o grito Brasil. Foi a partir disso que uma simples vinheta se tornou uma marca da vitória do nosso país no esporte.

Zarife faleceu em dezembro de 1999. Já Formiga se aposentou e, desde 2019, trava uma briga contra a Globo por conta da famosa vinheta.

“Estão esperando que eu morra”

LEIA TAMBÉM!

Segundo o site Na Telinha, que entrevistou o profissional em 24 de novembro desse ano, Formiga entrou na justiça buscando o reconhecimento dos direitos autorais, pois foi ao lado de Zarife que a vinheta foi criada. Mas até agora a justiça não decidiu nada.

“Nenhuma decisão ainda, o processo continua na Justiça. Estão esperando que eu morra. Mas eu resolvi que se eu morrer os direitos vão ficar com a Suipa, o processo vai continuar. Tenho que pensar em todas as possibilidades, inclusive que eu morra antes da Justiça reconhecer, mas se ela reconhecer e for favorável a mim, os direitos vão pra Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), disse ao Na Telinha.

Segundo a Globo, os direitos da famosa vinheta pertencem a emissora e a Edmo Zarife, o dono da voz. Mas Formiga contesta a emissora.

“A vinheta é uma criação minha. O que você tem na vinheta é um sinal eletrônico misturado com a voz do locutor da época.  Quem criou o sinal eletrônico, quem dirigiu o Zarife na locução, quem fez todo o processo da vinheta foi eu. Quando eu entrei com um processo contra a Globo, em 2011, eu descobri que a Globo registrou a vinheta em nome dela”, relatou.

A lentidão do processo

Segundo o sonoplasta, o processo continua parado na fase da perícia, esperando que os profissionais façam uma análise de todo o caso. Para ele, existe uma má vontade para que o trabalho seja feito.

“Eu já peguei 3 Covids, tenho 72 anos. Eu sou grupo de risco. Se a Justiça tem essa demora toda e tá nos autos lá, o juiz dá cinco dias pra um perito dizer se aceita ou não, isso em abril e o perito disse não em outubro. Cinco dias levou vários meses. Até o juiz propor novo perito serão outros meses. É a cobra engolindo o rabo”, desabafou.

José Cláudio Barbedo foi funcionário do Sistema Globo de Rádio por 30 anos. Hoje ele está aposentado e presta consultoria diversas emissoras de rádio espalhadas pelo país. Mais do que nunca os torcedores esperam ouvir essa vinheta em muitos gols da seleção. Já Formiga só espera que o processo acabe logo.

Autor(a):

Sair da versão mobile