Quem nunca pensou em ver Lionel Messi disputando uma Libertadores? Pois esse sonho está bem próximo de se tornar realidade. A Conmebol, instituição responsável pelas competições sul-americanas, deseja incluir os times dos Estados Unidos no torneio.
Messi na Copa do Mundo de 2022 (Reprodução / Web)Com a mudança no regulamento, o atual melhor jogador do mundo daria o ar de sua graça na Libertadores. Esse movimento ganhou força nos bastidores após a ida do craque argentino para o Inter Miami e, de acordo com o jornalista Roger Torello, ter Messi na maior competição do continente seria um sucesso comercial.
O argentino foi muito jovem para a Espanha, então não jogou profissionalmente por um clube da Argentina e nunca teve a oportunidade de disputar uma Libertadores.
Prós e contras da nova Libertadores
Se por um lado seria uma experiência única ver Messi jogando no Allianz Parque ou no Maracanã pela Libertadores, por outro lado as viagens constantes para os Estados Unidos seriam desgastantes para os jogadores.
LEIA TAMBÉM!
Um time como o Grêmio, para se ter ideia, para jogar contra o Miami, teria que viajar 16 horas – oito para ir e outras oito para voltar. Se com o calendário apertado os clubes já se queixam, imagine com uma competição nova nesses moldes?
Além da distância, o poder econômico pode ser outro entrave para a nova Libertadores. Com a banalização de vagas para a competição continental, a diferença financeira entre um time e outro é muito grande.
Times brasileiros como Flamengo e Palmeiras são estruturados e ricos e, na comparação com times menores de países vizinhos, a discrepância é gritante.
Messi na Liberta
O podcast Inteligência Ltda recebeu a equipe da Paramount Plus – João Guilherme, PVC, Alê Xavier e Nivaldo Prieto – e colocou a questão sobre essa possibilidade.
A conversa começou após um fã perguntar o que falta para a Libertadores ser como a Champions League.
O narrador João Guilherme disse que a competição do continente Sul-americano nunca será como a Champions League pelo fato de ser outra cultura de futebol. A América do Sul reúne características que são particulares a nós, latino-americano.
“Ela [Libertadores] pode se tornar muito maior do que é, inclusive, um projeto, uma ideia que pode ser executada nos próximos anos, de se fazer uma Libertadores da América mesmo. Integrando todo o continente”, comentou João Guilherme em 15 de junho de 2023.
De acordo com o narrador, o novo formato da competição está sendo programado para depois da Copa do Mundo de 2026. Até lá, para quem deseja ver Messi em solo Argentino, terá que se contentar com os jogos da Seleção durante as Eliminatórias para a Copa.