Saiba quem foi o primeiro brasileiro que jogou na Premier League

Mirandinha Newcastle

Se você estava com saudade do futebol de elite após o término da Copa do Mundo, isso termina nesta segunda-feira, 26 de dezembro. A Premier League, que é liderada pelo Arsenal, está de volta. Com 37 pontos, o time de Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli é seguido por Manchester City (32), Newcastle (30) e Tottenham (29).

A surpresa do G4, que na verdade não é tão estranha assim, é o Newcastle, time que contou com o primeiro brasileiro jogando na competição da elite inglesa. O clube foi comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita no final de 2021, por R$ 2,2 bilhões de reais, e, agora, colhe os frutos do investimento.

Desbravador na Inglaterra

Francisco Ernandi Lima da Silva, o popular Mirandinha, foi o primeiro jogador brasileiro a atuar na Premier League. Na época, em 1987, a principal competição da Inglaterra ainda não tinha esse nome, era chamada de Liga Inglesa.

Nascido em Chaval (CE) no dia 2 de julho de 1959, Mirandinha foi revelado pelo Ferroviário, de Fortaleza, em 1977. Com passagens marcantes por Botafogo, Náutico, Cruzeiro, Palmeiras e Fortaleza, o atacante chegou à Seleção Brasileira (foto abaixo).

Foi um jogo pela seleção, aliás, onde marcou um gol contra a Inglaterra, que fez o jogador ganhar a atenção dos dirigentes do Newcastle. O clube inglês pagou 575 mil libras pelo atacante, que na época não tinha empresário e contou com a ajuda de um amigo que morava por lá para realizar a negociação.

“O Newcastle foi uma coisa, assim, mágica na minha vida porque eu cheguei lá, não falava nada de inglês, fui muito bem aceito pelo povo de Newcastle, que é diferente do pessoal do sul da Inglaterra, é um povo muito acolhedor, muito diferente do londrino”, afirmou em entrevista à ESPN.

“E foi fantástico porque lá eu me senti verdadeiramente superstar, pela forma que eles tratam seus ídolos”, completou.

Temporadas e tietagem

Mirandinha jogou pelo time inglês por duas temporadas entre 1987 e 1989 e, além de marcar 21 gols em 60 jogos, o atacante também teve oportunidade de jogar com grandes nomes do futebol, entre eles o seu ídolo Bryan Robson, que na época jogava no Manchester United.

“Tive a felicidade de jogar contra o meu ídolo no futebol inglês. Tive o prazer de dar duas canetas nele, que era o Bryan Robson, que jogava no Manchester United. Era muito prazeroso ver o Bryan jogar. Qualidade técnica fantástica, muita visão de jogo. O que volantes fazem hoje, ele já fazia naquela época. De chegar na área para fazer gols. Um dos mais completos que eu vi jogar”, disse em entrevista à ESPN.

Na primeira temporada pelo clube, Mirandinha marcou 13 gols em 33 partidas, ajudando o Newcastle a ficar na oitava colocação da competição. Já na segunda época, o time não conseguiu repetir o desempenho e amargou a última posição, descendo de divisão.

“Na segunda temporada, em virtude de uma mudança radical da diretoria em termo de elenco, enfraqueceu muito o nosso grupo e a gente brigou até o final para não cair, mas acabou caindo”, afirmou o jogador à ESPN, que revelou ter voltado ao Palmeiras para não jogar a segunda divisão.

Mesmo saindo do clube, Mirandinha se tornou um ídolo entre os torcedores do Newcastle, já que marcou gols nos principais times adversários.

“Os gols importantes que eu fiz foram contra o Liverpool, em Liverpool, no dia de natal, foi um gol meu de pênalti aos 47 do segundo tempo. Outro gol importante foi quando marquei dois gols contra o Manchester United, quando enfrentamos eles no Old Trafford. E a maneira como eu fui recebido pelo povo de Newcastle, foi um momento de muita alegria. Minha filha nasceu em Newcastle em 1987, então tudo isso representa muito e tem um valor muito grande para toda minha vida”, disse em entrevista ao Globo Esporte no dia 8 de outubro de 2021.

Por onde anda Mirandinha?

Reprodução / Globo Esporte

Com 63 anos de idade, Mirandinha foi um jogador “rodado”, passando por mais de 10 clubes ao longo de sua carreira. Além dos clubes já citados, passou também por Ponte Preta, Portuguesa, Santos, Corinthians e até pelo Shimizu S-Pulse, do Japão. Pela Seleção Brasileira, disputou quatro partidas, marcando apenas um gol, aquele que o levou para a Inglaterra.

Após se aposentar dos gramados, Mirandinha investiu na carreira de treinador, passando por clubes como Goiânia, Al-Raed, Flamengo do Piauí, River, também do Piauí, Fortaleza, Ferroviário, Rio Negro, entre outros. O Rio Negro, do Amazonas, inclusive, foi o seu último time de trabalho, em 2021. No meio do caminho, também trabalhou como dirigente de equipes como Batatais e CENA (foto acima).

Eterno torcedor do clube inglês, o ex-jogador comemorou muito a venda do clube, que hoje está entre os quatro primeiros colocados da Premier League.

“Com a vinda do árabe que está adquirindo o clube, vai ser super importante. Agora sim o Newcastle vai brigar por títulos. Acredito que daqui para frente o torcedor do clube vai se sentir apoiado e com a perspectiva de brigar por coisas grandes no futebol”, disse em entrevista ao GE.

Sair da versão mobile