A Copa ainda não acabou, embora a eliminação do Brasil faça muitos torcedores perderem o ânimo com o mundial que termina no dia 18 de dezembro. Boa parte já está pensando quando começará a próxima competição do futebol nacional.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2023, apresentando uma série de mudanças, entre elas a antecipação dos campeonatos estaduais, que continuam com 16 datas, como nas últimas edições. Eles terão início no dia 15 de janeiro e terminarão no dia 9 de abril.
De acordo como calendário divulgado pela entidade, as competições nacionais oficiais serão realizadas entre 15 de janeiro e 3 de dezembro.
LEIA TAMBÉM!
Copa do Brasil
Uma das maiores mudanças do calendário diz respeito à Copa do Brasil, vencida pelo Flamengo em 2022 (foto acima). Até então, as quartas-feiras são sagradas para a realização de finais esportivas, incluindo a competição. Porém, em 2023, isso vai mudar. Os jogos finais do campeonato serão realizados aos domingos, que já estão definidos em tabela para os dias 17 e 24 de setembro.
Contudo, as primeiras fases da competição, disputadas em mata-mata, continuarão seguindo o padrão e serão realizadas durante a semana. Apenas as finais mudarão de estrutura para tentar captar mais público e patrocinadores.
De acordo Julio Avellar, Diretor de Competições da CBF, assim os torcedores também conseguem se programar para assistirem as partidas.
“E também é melhor para os parceiros comerciais, que poderão explorar as finais como eventos ainda maiores ao longo do fim de semana”, disse Julio.
Data Fifa
Outra mudança que a CBF vai colocar em prática em 2023 diz respeito às Datas Fifa. Muitos clubes, entre eles Flamengo, Palmeiras e Atlético MG, reclamam que continuam disputando campeonatos enquanto muitos de seus medalhões estão com suas seleções.
Agora, não haverá jogos no período em que as seleções nacionais estiverem em campo em jogos oficiais. A confederação se comprometerá, ainda, que os times que disponibilizarem seus jogadores terão intervalo mínimo de 48 horas entre o fim da Data Fifa e os seus jogos.
“Essa mudança era uma demanda antiga dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. Queremos dar melhores condições para o trabalho de todos, valorizando nossas competições e o nosso futebol como um todo”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Calendário resumido
Confira abaixo o calendário previsto para o próximo ano.
Campeonatos estaduais: 15 de janeiro a 9 de abril (16 datas)
Copa do Brasil: 22 de fevereiro a 23 de setembro (14 datas)
Brasileirão (série A): 16 de abril a 3 de dezembro (38 datas)
Brasileirão (série B): 15 de abril a 25 de novembro (38 datas)
Brasileirão (série C): 23 de abril a 12 de novembro (27 datas)
Brasileirão (série D): 30 de abril a 29 de outubro (24 datas)
Datas Fifa: março (de 20 a 28), junho (12 a 20), setembro (4 a 12), outubro (9 a 17) e novembro (13 a 21)
Copa do Nordeste: 22 de janeiro a 3 de maio
Copa Verde: 18 de fevereiro a 3 de maio