Saiba a origem dos escudos de todos os times do Campeonato Espanhol
28/12/2022 às 15h42
Se você está com saudades do Campeonato Espanhol, amanhã (29) ele já estará de volta. Enquanto isso, vamos contar as origens dos escudos dos clubes da LaLiga Santander, como o Real Madrid de Vinicius Júnior (foto abaixo).
Reprodução / Getty ImagensConfira:
Athletic Club
Em 1941, a primeira versão do brasão atual do Athletic Club foi criada, mas eles foram forçados a mudar seu nome para Athletic Bilbao depois que todos os nomes não espanhóis foram banidos. Foi só em 1970 que o clube recuperou o nome original inglês de Athletic Club. O logo incorporou o emblema de Bilbao e Biscaia, tirando a ponte e a igreja de San Antón do escudo de Bilbao, e os lobos da poderosa família Haro, a árvore de Guernica e a cruz de Santo Andrés do escudo de Biscaia.
Atlético de Madrid
Em 1903, o primeiro escudo copiou o do clube de Bilbao e foi só em 1917 que o clube madrilenho finalmente adotou o seu próprio. O escudo da cidade de Madrid, com um urso que sobe a uma árvore, foi a base do novo emblema do Atlético de Madrid. Listras vermelhas e brancas tornaram-se as cores escolhidas pelo clube depois que os proprietários compraram o material mais barato que encontraram. Esta acabou por ser uma listra vermelha e branca, da qual colchões foram feitos, e a equipe foi mais tarde apelidada de Los Colchoneros. As sete estrelas vêm da bandeira da Comunidade de Madrid, que por sua vez simboliza as sete estrelas da constelação do Grande Mergulhador, que é cortada sobre a Serra do Guadarrama, dominando assim o céu da região.
CA Osasuna
Fundado em 1920, o emblema do clube reflete as cores de sua equipe: uma camisa vermelha emparelhada com calças azul marinho. A palavra Osasuna significa “saúde” em basco e pode ser usada para também significar “força”, o que explica a presença do leão no meio do escudo. A coroa que está em cima deste escudo representa o antigo Reino de Navarra, onde eles têm sua base. Além disso, a corrente em torno do leão vem do emblema de Navarra.
Cádiz CF
O escudo de Cádiz CF usa um triângulo invertido, bem como utilizava a antiga identidade do Cádiz CF, o SCD Mirandilla. Além de usar as cores do clube, que são amarelo e azul, também conta com o deus grego Hércules e dois leões, como o logo da cidade, assim como uma coroa que também representa a cidade.
Elche CF
O escudo de Elche CF é dividido horizontalmente em três partes com três símbolos: uma matrona romana, o portão da cidade e um altar. Estes são símbolos da cidade de Elche e o distintivo do clube é baseada no brasão municipal da cidade. Você pode ver, do altar, uma listra verde, como a do uniforme do clube, apelidado de Los Franjiverdes.
FC Barcelona
Os torcedores ingleses ficarão curiosos sobre o último quarto esquerdo do escudo do FC Barcelona que contém a Cruz de Sant Jordi. Representa o santo padroeiro da Catalunha e também está presente no brasão da cidade de Barcelona. O quarto direito superior é a bandeira catalã. A parte inferior contém as cores do clube e uma bola no centro.
Getafe CF
Como muitos clubes, o logo do Getafe CF é o mesmo do emblema da cidade com uma bola de futebol em cima. O emblema da cidade é dividido verticalmente em duas metades e representa as duas características mais importantes do município de madrilenho. A metade esquerda contém um coração no centro de uma cruz latina, representando o Sagrado Coração de Jesus. A metade do lado direito contém um desenho de um esquadrão de aeronaves que faz referência à Base Aérea próxima. A coroa real da Espanha completa o brasão e simboliza a lealdade de Getafe à monarquia espanhola.
Girona FC
Ao retornar à LaLiga Santander, o Girona FC lançou um novo escudo que incorpora os elementos mais valorizados pelas atividades de lazer do clube, que são a bandeira catalã, as cores vermelha e branca, o nome do clube e as águas representativas da cidade.
Rayo Vallecano
A parte mais marcante do escudo de Rayo Vallecano é o relâmpago no centro. É um símbolo do clube, já que o raio faz parte do nome da instituição e aparece em todas as camisas do time. Também estão presentes o escudo de Vallecas e as iniciais RVM, de Rayo Vallecano de Madrid.
RC Celta
Como muitos clubes galegos, o distintivo do Celta é baseado na cruz vermelha de Santiago. O clube de Vigo recebeu o título real do rei Alfonso XIII, daí a coroa. Durante a Segunda República Espanhola, o título de Real foi removido de seu nome e a coroa real foi removida do seu logo, antes de ser reintegrado mais tarde.
RCD Espanyol
RCD Espanyol tem um escudo simples com as cores do clube na frente e no centro. A equipe, sediada em Barcelona, originalmente jogava num tom amarelo brilhante antes de mudar para azul e branco em 1910. As cores foram escolhidas como um tributo ao brasão do almirante siciliano-aragonese Roger de Lauria, que navegou pelo Mediterrâneo protegendo os interesses da Coroa de Aragão na Idade Média.
RCD Mallorca
Fundada em 1916, a RCD Mallorca está sediada em Palma, nas Ilhas Baleares, e usa uma coroa em seu distintivo indicando o título real, semelhante ao de muitos outros clubes de LaLiga Santander. As cores vibrantes de seu escudo são explicadas pelo apelido de Los Bermellones.
Real Betis
O escudo Real Betis é verdadeiramente único devido à sua forma incomum. O Real Betis costumava jogar em azul e branco, mas um dos fundadores — Manuel Ramos Asensio — tinha estabelecido boas relações com a Escócia e se preocupou em colocar as listras verde e branca de Glasgow Celtic para sua própria equipe, daí as cores do escudo. As elegantes letras encontradas no centro do escudo representam o nome Betis Balompié e a coroa representa o título real concedido pelo rei Afonso VIII em 1914.
Real Madrid
O primeiro escudo tinha um design simples que consistia em uma interlacagem decorativa das três iniciais do clube — MCF, do Madrid Club de Fútbol — em azul escuro em uma camisa branca. Quando o rei Alfonso XIII concedeu ao clube o título real em 1920, o Real Madrid foi constituído, e a coroa de Alfonso foi adicionada ao escudo.
Real Sociedad
As cores azul e branca da Real Sociedad homenageiam a bandeira oficial da cidade de São Sebastião: uma faixa azul em um campo branco. Eles também dão origem ao seu apelido de Los Txuriurdin, que significa azul e branco. A coroa, que adorna uma bola de futebol, foi adicionada depois que o rei Alfonso XIII deu ao clube seu título.
Real Valladolid
Como vários outros clubes da LaLiga Santander, o Real Valladolid detém o título real, daí a coroa proeminente. Houve uma mudança recente no logo, já que o clube voltou a um escudo semelhante ao do ano de sua fundação, mas com linhas mais simples e arredondadas. Ainda tem as cinco chamas, que são um lembrete de um incêndio que atingiu a cidade em 1561.
Sevilla FC
Desde a fundação do clube, o Sevilla FC tem usado um escudo de duas linhas curvas no topo e com as letras SFC entrelaçadas por dentro. O escudo é dividido em três partes e juntos formam a silhueta de um coração. As três figuras – o rei Fernando III de Castela e os arcebispos Isidore e Leander de Sevilha – são os mesmos santos cristãos retratados no brasão da cidade.
UD Almeria
O escudo do UD Almería tem uma estrutura simples, com o nome escrito, incluindo as iniciais UD de Unión Deportiva. Há também uma bola de futebol em frente a um fundo de listras vermelhas e brancas, que são as cores com as quais o time joga. A figura humana corresponde ao Indalo, uma famosa figura rochosa da região e, por sua vez, símbolo da província de Almeria.
Valência CF
O brasão do Valência mostra o morcego icônico que se senta em cima do distintivo. Acredita-se que o morcego se refere a data de 1238, quando o rei Jaume I de Aragão estava lutando para reconquistar Valência dos muçulmanos. A história diz que quando o Rei entrou na cidade recém-libertada, um morcego voou do céu e se mexeu na sua frente. Isso foi visto como uma bênção e desde então o morcego abriu suas asas pela cidade de Valência. As listras da metade inferior do brasão são as mesmas listras da bandeira da Comunidade Valenciana.
Villarreal CF
O logo atual do Villarreal CF incorpora as cores do clube, azul e amarelo, com uma bandeira vermelha e amarela da região. A coroa acima da bandeira reflete as origens reais da cidade, que foi fundada pelo rei Jaume I de Aragão em 1274. O escudo atual tem sido usado ininterruptamente desde a temporada 1966/67.