Durante a Copa do Mundo do Catar, Cléber Machado cutucou uma premiação da Fifa que homenageia os jornalistas do mundo inteiro. Seu ex-colega de emissora, Galvão Bueno, foi lembrado pela entidade, enquanto o narrador paulista, que esteve em nove edições do mundial, foi esquecido.
Cléber Machado (Reprodução / Web)Na premiação organizada pela Fifa e pela Associação Internacional de Imprensa, Galvão levou o prêmio por narrar 12 finais de Copas do Mundo.
A matéria foi ao ar durante o intervalo do jogo entre Holanda e Catar, no dia 29 de novembro de 2022, que Cléber narrava, e o profissional fez questão de dar uma cutucada.
“Muito bom, muito bonito. Também quero dar parabéns para mim, eles podiam mandar uma coisinha dessa aí pra mim, é a nona Copa do Mundo. Não sei se vale a distância, mas manda pelo Correio ou traz aqui pra gente”, desabafou Cléber que não viajou para o Catar neste Mundial.
LEIA TAMBÉM!
Hoje não, Cléber
De acordo com o jornalista Eric Faria, mais de 80 profissionais do jornalismo foram homenageados, sendo três da equipe da Globo.
“Foram 84 jornalistas [premiados] de todo o mundo. Para o nosso orgulho, temos três na nossa equipe. O Luis Roberto não conseguiu comparecer, mas tivemos dois craques: o Galvão, com 12 Copas [sic], e o João Ramalho, um dos meus chefes na TV, com nove Copas do Mundo”, informou Faria.
Dentre os principais narradores da casa, somente Cléber Machado não recebeu o prêmio e foi o único entre os três que, por decisão da família Marinho, não viajou para o Oriente Médio.
Já Galvão Bueno, em publicação no Twitter no dia 29 de novembro de 2022, agradeceu por mais uma premiação.
“Recebi um prêmio da Fifa e da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva) pelas 13 Copas do Mundo que cobri!! Obrigado a todos pelo carinho!!”, agradeceu Galvão.
Ego ferido
Cléber Machado foi demitido da Globo no dia 22 de março de 2023, e se o comentário feito na Copa foi apenas uma brincadeira, só ele poderá dizer. No entanto, após sair da emissora, o locutor revelou em entrevistas que estava ficando para trás em relação a seus companheiros.
Em uma entrevista ao programa Tomando uma com…, no YouTube, em 23 de junho de 2023, Cléber revelou que seu ex-colega, Luis Roberto tinha mais prestígio junto aos “cabeças” da Globo.
“Parece clara a opção que fizeram, mas fomos dividindo as coisas. Eu acho que ele cresceu no conceito das pessoas e foi elevado a situação de dividir. Até um tempo atrás, era claro e óbvio, quando o Galvão não fazia alguma coisa, eu fazia. Em 2009, o Galvão fez (a final da Libertadores), em 2010 eu fiz, em 2011 eu fiz, em 2012 eu fiz, em 2013 eu fiz… era uma coisa mais clara. A partir de 2014, os caras dividiram um pouco mais, é do jogo. Uma vez eu fiz uma pergunta: Eu fui rebaixado? Talvez o Luis tenha sido promovido. É diferente”, revelou Cléber.
Atualmente, o narrador é a principal voz da rede de streaming Prime Video na Copa do Brasil, que também conta com André Hernan, ex-funcionário da Globo.