Reforços: após demitir medalhões, Globo aposta em novos narradores
18/07/2023 às 16h22
O ano de 2023 começou com mudanças dentro do núcleo esportivo do Grupo Globo. A emissora carioca abriu mão dos medalhões para apostar em novos talentos. As saídas de Jota Júnior, Linhares Júnior, Cléber Machado e Jaime Júnior abriram espaço para André Felipe, ex-TNT Sports, Isabelly Morais, ex-Band, Dênis Medeiros e Rodrigo Franco, crias da casa.
O desligamento de Cléber Machado foi o que mais chocou o mundo da comunicação e o público. O narrador tinha 35 anos de casa e era o provável substituto de Galvão Bueno, que deixou a emissora após o final da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.
Após ser cortado da Globo, Cléber narrou as finais do campeonato paulista entre Palmeiras e Água Santa pela Record TV. Em seguida, assinou contrato com a Prime Video para as transmissões da Copa do Brasil.
Com a demissão do veterano, os jogos importantes da emissora carioca caíram no colo do experiente Luis Roberto. Na Globo desde 1998, o narrador passou por TV Gazeta, TV Manchete e ESPN Brasil antes de chegar no conglomerado de mídia da família Marinho. O locutor é mais um formado na rádio, trabalhou na Rádio Piratininga, Rádio Cultura de Santos, Rádio Gazeta e Rádio Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Comentarista que perdeu dois filhos surtou e acabou internado: “Pirei”
● Após deixar a TV, astro da Globo foi parar no Retiro dos Artistas
● Sem Globo: jogo da Seleção será transmitido apenas na internet
Renovação
Além dos narradores, a emissora dispensou outros jornalistas, como Maurício Noriega, Régis Rosing, Casagrande e dois integrantes da Central do Apito, Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo.
A rainha do basquete Hortência e o ex-jogador de vôlei Carlão também foram desligados do Grupo Globo.
Anunciados no início de abril, Isabelly Morais, André Felipe e Dênis Medeiros chegaram trazendo um ar de renovação ao canal esportivo SporTV.
Com bagagem no futebol feminino, Isabelly Morais é mais uma das ótimas narradoras contratadas para a Globo. Paulista de São Miguel, André Felipe é uma grata surpresa no mundo da locução esportiva. Seu início aconteceu nas web rádios e chamou a atenção da TNT Sports, emissora onde transmitiu jogos da Champions League e da NBA.
Dênis Medeiros deixou a equipe da SVM (Sistema Verdes Mares) de Fortaleza para substituir Rembrandt Júnior em Pernambuco, que se mudou para o Rio de Janeiro. Cria da Globo, Rodrigo Franco está na emissora desde 2003, ano em que entrou como estagiário.
O mineiro se tornou repórter, cobrindo os grandes de Minas Gerais, até receber o convite para se tornar narrador. Rodrigo irá dividir as transmissões do estado com o experiente Rogério Corrêa, que seguirá como titular mineiro da Globo.
Consolidados
Entre os medalhões e os novos talentos, nomes como Everaldo Marques, Gustavo Villani, Renata Silveira e Natália Lara são os narradores consolidados do Grupo Globo.
As locutoras vêm ganhando cada vez mais espaço nas grades da SporTV e Premiere e, com a Copa do Mundo Feminina batendo na porta, Renata Silveira será a narradora principal da Globo nos jogos do Brasil.
Enquanto Everaldo Marques ganha cada vez mais espaço nas transmissões em rede aberta para o estado de São Paulo, Villani reveza com Luís Roberto os jogos dos clubes cariocas.