Os direitos de transmissão da principal competição entre clubes do planeta já têm dono. A Uefa Champions League seguirá sob o domínio da Warner, conglomerado de mídia que possui a TNT Sports e a HBO Max sob seu comando.
Manchester City festejando a conquista da Champions (Reprodução / Web)Conforme informou o F5, da Folha, no dia 14 de julho de 2023, a Team, agência responsável por negociar Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League no mundo inteiro, informou aos executivos da Warner que a empresa venceu a licitação iniciada em março.
Na briga também estavam, SBT, Globo, Disney e Paramount. Para continuar com seu carro chefe, a “Casa da Champions” desembolsou 100 milhões de dólares (equivalente a R$ 479 milhões na atual cotação) e vai continuar com as transmissões até 2027.
Considerando toda a América Latina, as empresas de comunicação gastaram juntas 500 milhões de dólares (R$ 2,4 bilhões) com os direitos de transmissão das competições europeias, incluindo as ligas nacionais, como Premier League e La Liga.
LEIA TAMBÉM!
Só falta assinar
Assim como os clubes de futebol pregam cautela para anunciar os novos contratados, a Warner segue na mesma linha de raciocínio, pois o pacote de exibição para TV aberta ainda não foi finalizado.
Ainda segundo o F5, a Team, por pressão dos anunciantes oficiais que investem na Champions League no Brasil, pretende colocar uma partida por rodada em algum canal aberto.
Contudo, a Warner Bros foi informada que a questão na TV aberta não influenciará em nada a sua situação como detentora da competição.
A emissora que deve ficar com a cota da rede aberta é o SBT. O canal de Silvio Santos transmite a competição desde 2021 e briga nos bastidores para prolongar o vínculo. Globo, Band e Rede TV! são as outras interessadas.
Após a definição, as empresas devem emitir o anúncio oficial.
Procurados pela reportagem do F5, Warner e Team não quiseram se pronunciar.
Novo modelo
De tempos em tempos, as entidades responsáveis por organizar competições mudam o formato, seja por motivos comerciais ou visando deixar a disputa mais competitiva. A Champions League também entrou na dança.
A partir da temporada 2024/25, o torneio contará com 36 equipes. Na primeira fase da Champions, os clubes jogarão oito vezes, sendo quatro como mandante e a outra metade como visitante.
A Uefa não deu mais detalhes de como serão os confrontos, contudo, o que se sabe é que os times se enfrentarão contra adversários diferentes no modelo de pontos corridos.
Na próxima fase, os oito melhores garantem uma vaga direta para as oitavas de final. Para ocupar as vagas restantes nas oitavas, as equipes que terminaram entre a 9º e a 24ª posição se enfrentam em uma espécie de “play-in”, para definir quem continua na Champions.
Quem avançar dessa fase mata-mata segue para as oitavas, que adota o formato já conhecido pelo público, até a grande final em jogo único.