Não bastasse o vexame do 7 a 1 contra a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Felipão e sua comissão técnica protagonizaram outro episódio negativo no futebol brasileiro.
Felipão (Reprodução/Web)Um dia após a goleada histórica, Luiz Felipe Scolari concedeu uma entrevista coletiva e, numa declaração polêmica, revelou que se arrependeu de convocar um dos 23 atletas.
“Se eu tivesse que fazer outra convocação [para a Copa], repetiria 95% dos nomes”, declarou Felipão.
A afirmação pegou mal entre o estafe e os familiares dos jogadores, pois o treinador reuniu seis jornalistas para uma conversa particular após as oitavas de final contra o Chile – partida vencida nos pênaltis pelo Brasil.
Conforme apurou o UOL Esporte no dia 02 de julho de 2014, Felipão disse para os profissionais da imprensa que se sentiu isolado. De acordo com a reportagem, o único atleta que estava ciente disso era o zagueiro Thiago Silva.
Tudo na brincadeira?
O ex-atacante Jô foi um dos convocados para o Mundial e revelou ao programa Bola da Vez, da ESPN, no dia 19 de setembro de 2017, como o grupo recebeu a notícia.
“A gente ali era um grupo muito divertido. Levou um pouco na brincadeira: ‘Quem será? Quem Será?’ [sorriu]. Todo mundo ficou muito tranquilo. Eu fiz o que pude para estar ali. Um ano antes eu fui campeão e artilheiro da Libertadores, fiz gols na Copa das Confederações. Eu tentei fazer o meu melhor. Claro que ficou uma pontinha de dúvida, mas não tenho a menor ideia de quem seria. Não vejo ninguém naquele grupo que poderia colocar dúvida na cabeça, só o Felipão para responder mesmo. A gente era muito unido”, afirmou o ex-Corinthians.
E, mesmo com o resultado decepcionante, o ex-centroavante garantiu que o ambiente era bom e que não houve nenhum problema durante a competição.
“Da preparação até o último jogo não tivemos nenhum tipo de problema. Não vi o Felipão se desentender com ninguém. Era muito tranquilo”, contou Jô.
Desconforto
Por mais que o ex-atacante tenha garantido que nada de anormal aconteceu, mesmo após a declaração do treinador, a reportagem publicada pelo UOL diz o contrário.
Agentes, estafes e familiares foram ouvidos pelos jornalistas e revelaram um incômodo, pois a fala deixou o grupo todo sob suspeita. Existe a versão de que Felipão não se arrependeu de nenhuma escolha e que apenas teria dito isso para motivar os atletas.
“Essa informação estou sabendo através de você. Ele (Felipão) não comentou com jogadores. Isso é uma resposta que ele pode dar melhor. Nós jogadores fomos escolhidos por ele. Ele vai saber responder melhor”, falou Ramires, um dos 23 convocados para a Copa.
O clima desconfortável ficou nítido na disputa pelo terceiro lugar entre Brasil e Holanda, quando a seleção da casa perdeu por 3 a 0, encerrando uma das piores Copas da história da pentacampeã.