O Programa do Ratinho, nos últimos anos, nem de longe lembrava a atração que já foi pedra no sapato da Record e até da Globo. O show de Carlos Massa vem numa curva decrescente de audiência, apresentando os resultados parcos que já se tornaram rotina no SBT.
Curiosamente, a atração ganhou um sopro de sobrevida na temporada de 2022 com a estreia de um quadro cheirando a mofo. Gol Show, programa interativo que fez sucesso no final da década de 1990, quando foi comandado por Silvio Santos e Silvio Luiz, foi resgatado para incrementar a receita do Programa do Ratinho, às terças-feiras.
A ideia era segurar parte da audiência das transmissões da Copa Libertadores, que normalmente são às terças, antes de Ratinho. Com um quadro que remete ao futebol, o programa consegue gerar algum interesse do público das partidas, garantindo uma plateia robusta. Até aqui, a estratégia deu certo.
Em alta
LEIA TAMBÉM!
No ar desde o dia 3 de maio, Gol Show elevou a audiência do Programa do Ratinho e garantiu o segundo lugar em seu horário de exibição. E o game desperta o interesse do público mesmo quando não há futebol antecedendo, o que mostra que a produção do programa acertou em cheio ao apostar na atração.
Em um exemplo, mesmo quando o SBT não transmitiu futebol e o Programa do Ratinho foi exibido em seu horário habitual, por volta das 22h30, a atração garantiu seis pontos no Kantar Ibope, tornando-se o segundo programa de maior audiência da emissora naquele dia (atrás apenas de Poliana Moça, que amealhou 6,7).
Não é um resultado ruim para os atuais padrões da emissora de Silvio Santos.
Clássico
Gol Show é um game de futebol que conta com a participação do público. O programa consiste num canhão que dispara uma bola quando o participante grita “gol!”. Um goleiro convidado tenta impedir que a bola entre na baliza. Se o gol sair, o participante ganha um prêmio em dinheiro e marca ponto num placar.
Além dos gols, o participante também pode ganhar prêmios caso a bola bata no travessão ou no ângulo, onde fica um pequeno cesto. Na versão clássica, encaçapar a bola valia um milhão de reais. Atualmente, o prêmio é menor.
Outra diferença é que, na versão dos anos 1990, os concorrentes participavam por telefone, a partir de um cadastro realizado pelo extinto sistema do 0900, uma febre entre as emissoras de TV da época. Desta vez, Ratinho conversa por telefone com os candidatos e os convida para participar do palco na semana seguinte. A ideia é driblar o “delay”, que prejudicava o jogo original.
Trajetória
Gol Show estreou no SBT em 1997, nas noites de domingo, como parte do Programa Silvio Santos. A atração logo foi um sucesso instantâneo, recebendo inúmeras ligações de interessados em participar. Em 1998, o locutor esportivo Silvio Luiz também chegou a apresentar o quadro. Mesmo com o sucesso, o programa saiu do ar quando o sistema de telefonia 0900 foi proibido.
Depois disso, o Gol Show voltou ao ar em 2002, como parte de uma promoção da Tele Sena. Desta vez, para participar, o interessado devia comprar uma Tele Sena e enviar um cupom. Se fosse sorteado, entrava no ar por telefone ao vivo para disparar o canhão.
Exibido nas tardes de sábado, o novo Gol Show foi comandado, inicialmente, por Babi Xavier e Luis Ricardo. Mas Babi apresentou apenas a primeira edição. No sábado seguinte, ela apareceu apenas para se despedir do público, avisando que ia se dedicar ao novo reality show do SBT, Ilha da Sedução.
Luis Ricardo, então, seguiu no comando do programa, que ficou por alguns meses no ar e saiu ao final da promoção da Tele Sena. Depois disso, o formato voltou em edições especiais, como no Teleton (2004) e no Pontinhos de Casa do Programa Silvio Santos (2020).