Uma das comentaristas mais polêmicas do futebol, Ana Thaís Matos, que atualmente participa da cobertura da Copa do Mundo Feminina, caiu de paraquedas na função.
A profissional abriu o jogo sobre seu trabalho e vida pessoal e revelou que foi surpreendida por uma decisão da Globo.
Ana Thaís é comentarista desde 2018 e virou alvo de polêmicas nos quase cinco anos na função. A jornalista já sofreu com várias críticas odiosas nas redes sociais por conta do trabalho em um ambiente que sempre foi predominantemente masculino.
Comentarista por acaso
Ana Thaís Matos confessou que nunca sonhou em ser comentarista esportiva e que sempre preferiu trabalhar na reportagem. Em entrevista ao jornal O Globo, ela relembrou a surpresa com o convite da emissora carioca, feito no final de 2018.
“Eu achava que eu ia comentar jogos e acabou. Eu fui entendendo o que eu representava, o que a TV Globo estava construindo. Foi um ciclo difícil, com algumas dificuldades, mas foi muito bonito. Eu tenho muito orgulho da trajetória que eu construí ao longo desses cinco anos. Acabei sendo pioneira dentro da Globo”, disse.
Ódio, xingamentos e polêmicas
Desde que assumiu a função na emissora, a jornalista passou a ser alvo de muitas críticas e xingamentos. Alguns casos foram parar na polícia. Ela, no entanto, avalia que houve avanços.
“Eu acho que se tornou um ambiente mais acolhedor. Os caras passaram a entender que a gente não está ocupando lugar de ninguém. A gente está criando novos lugares”, declarou.
Um dos episódios mais lembrados aconteceu em 2019, quando um colega de Grupo Globo xingou Ana Thaís no Twitter.
O jornalista Venê Casagrande disparou os mais variados xingamentos contra a comentarista após ela criticar um árbitro que fez uma oração antes de entrar em campo.
“Vai tomar no c*, sua piranh*. Vive pagando de politicamente correta e agora quer criticar a crença alheia? Vai se fud*r”, disse.
Mesmo após apagar a postagem e alegar que a publicação foi de uma terceira pessoa, que se confundiu com as contas, o profissional foi desligado do jornal O Globo.
Não quer ser mãe
Sempre de opinião firme, Ana Thaís Matos também mantém suas convicções na vida pessoal. A comentarista vive um relacionamento com Rafael Falanga desde abril de 2021 e, após a cobertura da Copa Feminina, vai iniciar os preparativos para o casamento, que será em outubro.
A profissional da Globo revelou que não pretende ter filhos – pelo menos gerados por ela. Adoção, no entanto, não é um caminho descartado.
“Eu não quero ter filhos, eu já decidi isso há muito tempo na minha vida. Vou até refazer a frase, não é que eu não quero ter filhos, eu não quero engravidar. Eu acho que eu tenho outras questões na minha vida para solucionar. Minha mãe depende muito de mim, então decidi muito cedo que eu não queria engravidar. Mas quem sabe no futuro, quando eu tiver mais condições, com mais tempo livre, eu não mude de ideia, gravidez mesmo é uma coisa que eu não quero. Não pretendo ter filhos dessa forma”, explicou.
“Foi mais ou menos por isso que eu acabei não tendo vontade de engravidar. Isso não quer dizer que, no futuro, eu não possa ir para o caminho da adoção no sentido de que essa relação maternal é muito rica. Mas não está nos meus planos, de fato, ter filhos, gerados por mim”, completou ela.
Aos 38 anos, Ana Thaís está na Globo desde 2012, quando foi contratada para ser repórter da Rádio Globo. Antes disso, ela passou pelo Diário Lance! e BandSports.