Novo reforço do Inter simulou lesão em campo para escapar de prisão

Enner Valencia no Internacional

Enner Valencia no Internacional (Ricardo Duarte / Internacional)

Recentemente, o Internacional apresentou com grande festa um de seus mais aguardados reforços para a temporada. Enner Valencia, centroavante equatoriano que estava no Fenerbahçe, desembarcou no Beira-Rio e já fez sua estreia pelo time.

Enner Valencia no Internacional (Ricardo Duarte / Internacional)

Badalado, o jogador estreou pelo Inter fora de casa, em partida realizada contra o Fluminense pela 14ª rodada do Brasileirão. Só que a estreia não foi lá grande coisa… Mesmo entrando como titular, Valencia saiu no intervalo do jogo, que terminou em 2 a 0 para o Flu.

Mesmo apagado, o técnico colorado Mano Menezes pediu ao torcedor para ter paciência com o jogador, que tem futebol de sobra para mostrar. Sua participação na última Copa do Mundo prova isso.

Valencia na Copa do Catar

Enner Valencia pela seleção do Equador (Reprodução / Instagram)

Mesmo sendo eliminado na primeira fase da Copa do Mundo do Catar, o Equador viu seu principal jogador se destacar. Valencia marcou três dos seis gols do time na competição.

LEIA TAMBÉM!

Nascido em San Lorenzo, litoral do Equador, Enner Valencia veio de família pobre. É filho de Bolivia Lastra e Remberto Valencia e irmão de Erci e Ericka. Quando criança, ajudava o pai a vender leite nas ruas de San Lorenzo e sonhava em jogar futebol.

Com uma história de superação, a carreira do jogador também envolve uma situação no mínimo inusitada, quando ele teve que simular uma lesão para não ser preso.

Jogador desde o ventre

Enner Valencia ao lado da mãe (Reprodução / Web)

O amor pelo futebol veio desde o ventre da mãe. Doña Bolivia sempre conta orgulhosa que Enner (ao contrário dos outros filhos) chutou mais forte em sua barriga enquanto estava grávida.

Já o pai, Remberto, relembra que, sem dinheiro, conseguiu dar de presente para o filho apenas uma bola de trapos feita à mão por ele mesmo. Ele usou retalhos de pano e os costurou em um tapete velho, redondo…. Apesar da simplicidade, o “capotão” feito pelo pai ajudou o craque a chegar aonde chegou.

Carreira de Valencia

Enner Valencia no West Ham (Reprodução / Instagram)

Enner Valencia arriscou a sorte e foi jogar no Caribe Junior, onde ficou por dois anos. Em 2008, foi contratado pelo Emelec de Guayaquil e logo despontou, rodando o mundo com seu futebol.

Defendeu o Pachuca (MEX), West Ham (ING), Everton (ING), Tigres (MEX) e o Fenerbahçe, da Turquia, seu último clube antes de desembarcar no Brasil.

Enner Valencia é capitão e maior artilheiro da história da seleção equatoriana, com 38 gols marcados em 77 partidas. Ele estreou pelo Equador em 2012. No ano seguinte, tornou-se o jogador equatoriano mais caro a ser vendido para o exterior. Na época, o Pachuca (MEX) pagou 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 22 milhões) pelo passe do atacante do Emelec.

Mas, todo este sucesso tem por detrás um caso, no mínimo, inusitado.

Prisão de Enner Valencia

Enner Valencia saindo de campo em ambulância (Reprodução / Web)

Em outubro de 2016, o então atacante da Seleção Equatoriana fingiu uma lesão durante uma partida. Mas não foi para segurar o jogo. Foi para não ser preso por não pagar a pensão alimentícia para a filha, no valor de 18 mil euros.

Aos 82 minutos do confronto entre Equador e Chile, o atleta pediu para ser substituído por estar passando mal (foto acima). Ao ser retirado de campo (com direito a máscara de oxigênio), exigiu ser levado de ambulância para o hospital, para fugir dos policiais.

As autoridades ainda perseguiram o veículo, mas Valencia chegou ao hospital sem ser detido. Após muito disse-que-disse e negociações, o jogador (quase fugitivo) conseguiu chegar a um acordo com os advogados e evitou a prisão.

Enner Valencia e Sharon Escobar com uma das filhas do jogador (Reprodução / Web)

A criança em questão é Beira Valencia, filha do jogador com Sinthyia Pinargote. Até hoje, o ex-casal vive em pé de guerra, entre embates jurídicos e muito bafafá. Enner ainda tem mais três filhos: Amelia, Annalia e David, de seu atual casamento com a filantropa equatoriana Sharon Escobar (foto acima). Como exalta em suas redes sociais, todos os filhos são muito próximos e felizes.

O atacante é responsável pelos seis últimos gols do Equador em Copas do Mundo. Ele marcou também os três gols da seleção equatoriana na fase de grupos da Copa de 2014 (no Brasil), mas a equipe não passou da fase de mata-mata. Já em 2018, a seleção equatoriana não se classificou para o Mundial realizado na Rússia.

Autor(a):

Sair da versão mobile