Novo astro da Globo foi prejudicado por doping: “Não foi culpa minha”

Dodô, comentarista da Globo

Dodô, comentarista da Globo (Reprodução / Globo)

Muitos atletas, de diferentes modalidades, já foram pegos no exame antidoping, que atesta se a pessoa usou algum tipo de medicação ou droga para aumentar seu desempenho em uma competição.

Dodô, comentarista da Globo (Reprodução / Globo)

Um jogador de futebol foi pego durante um desses testes e passou por um momento delicado: Dodô viu sua carreira virar de cabeça para baixo após uma partida, em 2007.

Na época, o jogador atuava pelo Botafogo e era uma das estrelas do futebol carioca. Numa partida contra o Vasco, vencida pelo seu time em 14 de junho daquele ano, ele foi escolhido para fazer o exame antidoping.

O teste detectou o femproporex, substância usada para a perda de peso e, por conta disso, ele foi suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Tudo mudou 25 dias depois, quando o jogador foi absolvido pela mesma entidade.

Do céu ao inferno

De olho no caso, a FIFA foi atrás dos detalhes do exame e pediu uma revisão dos autos, deixando que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidisse o destino de Dodô. A entidade o suspendeu do futebol por dois anos.

Na época, o jogador afirmou que consumiu apenas uma cápsula de cafeína dada por Márcio Cunha, então médico do Botafogo. O clube disse que a grande culpada era uma farmácia de manipulação, que errou ao colocar o femproporex na cápsula.

O clube e o médico não foram punidos, apenas Dodô.

“Sou o cara mais injustiçado do futebol”

Dodô e Denílson no São Paulo (Divulgação / SPFC)

Em entrevista ao site Torcedores.com, o atleta afirmou que é um dos jogadores mais injustiçados do futebol.

“Foi o momento mais difícil da minha carreira porque não foi culpa minha, eu posso afirmar que sou o cara mais injustiçado do futebol porque fiquei parado um tempão sem ter culpa, foi difícil, mas eu superei“, falou.

Mesmo sofrendo uma dura punição e ter ficado longe do esporte por dois anos, ele afirma que tudo isso foi uma lição.

“Isso é muito particular, né? Aprendi muito no meu caso, que vivi na pele de ter passado por uma coisa sem culpa, mas que a substância estava na minha urina por que os medicamentos foram passados pelo Botafogo”, disse ao Terra em 1 de março de 2015.

Homem de televisão

Dodô (Divulgação / Globo)

Em junho deste ano, Dodô foi contratado pelo Grupo Globo para fazer parte do elenco de comentaristas dos campeonatos de futebol que a Globo e SporTV transmitem.

“Feliz demais por poder estrear no Esporte da Globo, ainda mais em um jogo como esse, um clássico do nosso futebol, envolvendo duas equipes que já tive a honra de defender. Desde muito novo, pratico, acompanho futebol, e comentar sobre as partidas, principalmente com o meu pai, sempre foi algo muito presente na minha vida, então encaro fazer os comentários, opinar sobre os lances, os esquemas, como algo muito natural, como se estivesse conversando com os meus amigos”, disse o ex-jogador em comunicado enviado pela Globo.

Sua estreia como comentarista foi na partida entre São Paulo e Palmeiras, em junho deste ano, pelo Campeonato Brasileiro. O verdão ganhou do tricolor por dois a zero.

Autor(a):

Sair da versão mobile