Neto nunca perdoou técnico que o deixou fora da Copa: “Tenho pena”
06/08/2023 às 9h01
Não é de hoje que o ex-jogador e atual apresentador Neto dá o que falar, seja com seus comentários sem papas na língua, seja pelo tom de suas críticas. Talvez, por isso, sua longevidade na TV, na Band em especial, seja grande.
Neto no comando do Donos da Bola (Reprodução / Band)Uma de suas reclamações, da época em que ainda pisava os gramados como jogador, é não ter sido convocado para a Copa do Mundo da Itália, em 1990.
De tanta reclamação, o ex-jogador recebeu uma resposta de Sebastião Lazaroni, técnico da Seleção Brasileira no período.
Chororô
Neto reclamou várias vezes sobre o episódio. Numa das ocasiões, em um vídeo do seu canal no YouTube, o ex-jogador fez um desabafo sobre quando ficou de fora da lista da Copa de 90.
LEIA TAMBÉM:
● Ídolo do Flamengo tentou de tudo, mas perdeu luta contra câncer terminal
● Pavor: astro tinha que ser dopado para conseguir andar de avião
● Antes do VAR: juiz se deu mal ao expulsar jogador errado do Corinthians
“Um dos grandes absurdos que vivi na carreira foi não ter ido para a Copa de 90, que eu era um milhão de vezes melhor que alguns que foram convocados. Tudo isso por culpa do Lazaroni, que perdeu aquela Copa. Chupa, Lazaroni”, afirmou em vídeo de 2020.
Sem freio, Neto disparou mais críticas ao treinador daquela época.
“O Lazaroni foi um treinador que não me levou para a Copa do Mundo. Na última entrevista que ele deu para a ESPN ele disse que eu era um ‘balão japonês’. Eu tenho pena do Lazaroni. Se ele viver 200 anos ele vai ter que responder por que ele não me levou para a Copa. Ele pode estar na p* que pariu, na casa do c*, a primeira pergunta se for entrevistado: ‘por que você não levou o Neto para a seleção?”, completou.
Jogador normal
E, afinal, Neto tinha razão: Lazaroni é sempre questionado por não ter tê-lo levado para a Seleção. Em entrevista para um documentário sobre a Copa do Mundo de 1990, realizado pelo UOL, ele falou mais uma vez sobre o assunto.
“Porque o Neto em 90… Antes do grande sucesso com o Corinthians, que se dá no segundo semestre de 90, era um jogador normal, um jogador até com um comportamento e com uma vida profissional que não atendia às necessidades de servir à Seleção Brasileira”, disparou Lazaroni.
De acordo com o ex-técnico, para servir a seleção o atleta precisa passar por aspectos técnicos, táticos, além de ter a qualidade indiscutível, como o comportamento e a atitude social, o que ele representa e suas ideias. Segundo Lazaroni, Neto nunca atendeu aos requisitos.
Lazaroni ainda colocou as coisas de outra forma quando questionando sobre o motivo para o Craque Neto não ter sido convocado para outros mundiais.
“Vamos lá que eu errei com o Neto. Mas por que ele não foi em 86, 94 ou 98? Será que só o Lazaroni errou? Não, acho que isso virou uma bandeira para ele externar na sua utilidade profissional. Então deixa para lá, ele não era jogador e não atendia todos os requisitos para servir a Seleção Brasileira”, finalizou.
Desempenho
O mundial de 1990 foi a 14ª participação do Brasil em Copas. A equipe brasileira, que utilizou pela primeira vez em sua história o esquema 3-5-2, terminou na 9ª colocação, algo inédito na época, já que o time sempre passava para as quartas. O Brasil foi eliminado nas oitavas pela Argentina de Maradona.
O esquema tático de Lazaroni causava confusões entre os jogadores, alguns o acusando de ter mais reuniões para discutir mudanças na equipe do que treinamentos. Outro ponto questionado era que Lazaroni distribuía o ataque em duplas: Muller só jogaria com Careca, Bebeto só faria time com Romário e por aí vai…