Em fevereiro de 2007, uma discussão ficou marcada na história da televisão brasileira. E quem evitou o pior, ironicamente, foi o comentarista Neto, conhecido justamente pelo seu jeito efusivo e sincero.
O ex-jogador do Corinthians foi o ponto apaziguador da briga entre Marcelinho Carioca e Vanderlei Luxemburgo, transmitida ao vivo pela Band no Programa Por Dentro da Bola.
A atração contava com Datena e Neto como personagens centrais, além de Müller e Marcelinho Pé de Anjo como comentaristas do debate dominical.
Acostumado a estar no centro de polêmicas, dessa vez o Xodó da Fiel viu de muito perto seus colegas discutirem. Dessa confusão, saiu a famosa frase “Você é moleque, você é safado”, dita pelo atual treinador do Corinthians.
LEIA TAMBÉM!
Calma, professor!
Neto revelou em seu canal do YouTube, Craque Neto 10, bastidores da confusão no programa de estreia da nova atração da Band.
O apresentador relatou que não costumava chegar cedo e que Marcelinho já havia cutucado Luxemburgo em outras oportunidades.
“Eu e o Datena montamos um programa. No primeiro dia de programa veio o Luxemburgo e o Marcelinho. Eu nunca chego muito na hora nas coisas, sempre demoro para chegar. E, parece que o Marcelinho já tinha falado algumas coisas do Luxemburgo na imprensa, essas coisas”, iniciou Neto.
Quando Datena chamou o intervalo, a briga seguiu e, de acordo com ex-camisa 10 do Timão, ele teve que segurar o treinador para evitar o pior.
“A hora que foi, todo mundo ficou quieto, aí o que que eu fiz, eu segurei o Luxemburgo. Quando foi para o intervalo, aí o bicho pegou, mas não teve agressão nenhuma. Eu tentei apaziguar e segurar a parada de uma maneira que o Vanderlei não fosse agredir o Marcelinho. Fiz o que tinha que fazer”, concluiu.
Acabou em processo
Durante a entrevista, Luxemburgo acusou seu ex-jogador de se esconder atrás da religião. Marcelinho não gostou e processou o treinador, alegando que sua honra e religião foram ofendidas.
Em 2009, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou Vanderlei a pagar R$ 76 mil de indenização. Anos depois, em 2016, o processo foi transitado em julgado, logo, sem direito a recursos. Com juros e correções ao longo dos anos, a briga judicial ultrapassou R$ 520 mil em 2020.
Viver é relembrar. Após Datena questionar o Pé de Anjo sobre Luxa, o meia disse que foi o melhor treinador que ele já teve. Luxa, por sua vez, não caiu no papo do ex-jogador.
“O Marcelinho Carioca eu tenho o prazer de não ser amigo dele e nem quero ser. Não gostei da participação dele em um programa, quando subtenda-se uma questão de empresário. Quem me conhece sabe que eu não tenho nenhuma transação. Acho que essas coisas têm que ser mais respeitadas. Respeito é um direito do ser humano”.
O ex-camisa 7 continuou se defendendo, dizendo “Se ele gosta ou não é problema dele e eu respeito”. Foi aí que o treinador soltou os cachorros para cima de Marcelinho.
“Eu não te deixo falar porque você é safado. Você é safado. Eu te conheço como cidadão há muito tempo. Você não vale nada. Você é safado. Você é moleque. Você é moleque e você é safado. Eu posso falar pra você que eu tirei mulher do seu quarto. A tua religião foi a ponte para você se proteger até hoje. Eu falo isso na tua cara. Você é moleque e você é safado”, disparou Luxemburgo.