A morte inesperada de Luciano do Valle, ícone da crônica esportiva, chocou todos que admiravam o mundo dos esportes. Na época, o narrador era a principal voz da Band e se preparava para mais um Campeonato Brasileiro.
Nivaldo Prieto (Reprodução / Band)Conhecido por ser o “discípulo” de Luciano, Nivaldo Prieto foi às lágrimas ao vivo durante uma homenagem do canal, não conseguindo falar de seu mestre.
Luciano faleceu no dia 19 de abril de 2014, em Uberlândia (MG). Ele estava na cidade mineira para cobrir a primeira rodada da Série A, entre Atlético Mineiro e Corinthians.
Após a morte, toda a programação da emissora foi impactada. O programa Gol – O Grande Momento, apresentado por Milton Neves foi em homenagem ao locutor. Diversas personalidades deram seu depoimento.
“Eu não tinha condições”
Prieto participou do podcast do ex-jogador Denílson e do jornalista Chico Garcia, no dia 26 de maio de 2022, quando foi questionado por um telespectador sobre a morte de Luciano do Valle. O narrador trouxe os bastidores do acontecimento.
“Porque as pessoas não sabem de bastidores e nem sempre a gente tem a oportunidade de contar o que aconteceu nos bastidores. Eu não queria transmitir jogo. Porque eu não tinha condições, eu não parava de chorar”, revelou o narrador da Paramount Plus.
Segundo Prieto, ele chegou na emissora para conversar com as pessoas e foi consolado por alguns companheiros.
“Eu fui para a Bandeirantes conversar com as pessoas, a Tati, foi uma pessoa que me consolou bastante, o Datena, o Milton e eles me disseram: ‘Meu, vai lá. Narra o jogo, a gente precisa de você’ e eu pedia para não fazer o jogo”, contou.
Ainda assim, Nivaldo foi para o Morumbi, mesmo sem condições de exercer sua função.
O melhor gol da TV
Milton Neves terminava o programa Gol, o Grande Momento ,da Band, chamando por Luciano do Valle como “o melhor gol da TV”. Diversas homenagens foram feitas ao narrador, inclusive das emissoras concorrentes.
Na Globo, o principal telejornal da estação, o Jornal Nacional, registrou depoimentos de seus funcionários, principalmente da equipe de esportes.
“O Luciano participou muito da minha vida, pra mim é um dia muito triste, quero prestar uma homenagem muito grande a esse ícone do esporte brasileiro”, contou Emerson Fittipaldi.
O jornalista foi o principal narrador da Globo durante os anos 70. Pela emissora carioca, transmitiu o bicampeonato na Fórmula do piloto.
Outra personalidade que homenageou Luciano foi Galvão Bueno, que por muitos anos duelou para ser o maior locutor esportivo do país. A disputa era sadia, e Galvão ressaltou isso.
“Nos últimos 37 anos, Luciano do Valle e eu disputamos cada ponto de audiência na TV esportiva do Brasil. Para poder enfrentá-lo, tive que me esforçar muito, tal a capacidade que ele sempre teve. Uma concorrência dura, mas leal que nos fez bons amigos”, declarou Galvão Bueno.