O começo de ano não está sendo nada fácil para o Flamengo. Depois de perder a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, o time de Pedro e companhia foi eliminado pelo Al-Hilal nas semifinais do Mundial de Clubes. Com isso, o rubro-negro perdeu a chance de disputar a tão sonhada final contra o Real Madrid.
Só que, como diz o ditado, nada está tão ruim que não possa piorar… O time pode ver um de seus algozes – que já passou pelo clube carioca, inclusive – jogando em um dos seus maiores rivais do momento, o Palmeiras.
Atacante do Al-Hilal
Destaque do time saudita, o atacante Michael pode ter o clube alviverde como destino neste início de temporada. O Al-Hilal manteve o jogador para a disputa do Mundial, mas agora já tem o sinal verde para negociar o atleta.
De acordo com informações do jornal Lance!, o Palmeiras está interessado em contratar o jovem de 26 anos como reforço para a temporada de 2023. Michael seria opção para atuar na ponta esquerda do time, vaga que atualmente é ocupada por Rony. Vale lembrar que Abel Ferreira já testou Breno Lopes e Rafael Navarro na posição.
Embora tenha recuado após uma primeira rodada de conversas, o Palmeiras ainda não desistiu do atleta. Mas, um problema envolvendo o Al-Hilal e a Fifa pode afastar o jogador do Allianz Parque.
Punição da Fifa
O Palmeiras pode não reforçar o time com Michael graças a uma punição que o Al-Hilal sofreu. A Fifa aplicou um “transfer ban” na equipe saudita, o que a impede de contratar novos jogadores por duas janelas de transferências (uma já passou).
Sendo assim, a equipe não quer perder um dos seus jogadores mais importantes. Foi esse um dos motivos que impediram o atacante de ir para o Grêmio, segundo informações do GE.
De acordo com o Lance!, a equipe tenta reverter a situação, mas espera uma resposta da entidade, o que ainda não aconteceu. Sendo assim, nada pode ser feito, a não ser segurar as peças-chaves do plantel comandado pelo argentino Ramón Diaz.
A punição da Fifa não diz respeito a atrasos salarias ou dívidas de negociações antigas, mas sim a uma renovação de contrato que envolve o meio-campo Mohamed Kanno (foto acima).
Contratado em 2017, o jogador é um dos principais nomes do Al-Hilal. Quando estava encerrando o seu primeiro acordo com o clube saudita, ele assinou um pré-contrato com o Al-Nassr (atual clube de Cristiano Ronaldo). Porém, Kanno chegou a um acordo com o Al-Hilal e acertou sua renovação até julho de 2025.
O Al-Nassr, por sua vez, acionou à Fifa, e, de acordo com o Lance!, além da punição de não poder contratar ninguém em duas janelas – meio de 2022 e fim de 2022/início de 2023 -, o Al-Hilal teve que desembolsar 7,2 milhões de dólares em multa.
Carreira
Michael nasceu em Poxoréu (MT) e, aos sete anos, começou a jogar no Centro Juvenil da cidade. Aos 14 anos, envolveu-se com as drogas e sofreu diversas tentativas de assassinato.
Em 2012, mudou-se para Goiânia para tentar a vida no futebol, mas foi recusado em diversas peneiras. Passou, então, a jogar como amador. Em 2015, foi contratado pelo Monte Cristo, clube da terceira divisão do Campeonato Goiano.
O atacante passou por clubes como Goianésia (foto acima) e Goiás até chegar ao Flamengo, em 2020. No clube carioca, ficou até o final de 2021, tendo disputado 105 partidas, marcado 23 gols e conquistado seis títulos.
Michael está no Al-Hilal desde então, após o clube desembolsar 8,4 milhões de dólares ao Flamengo. Seu contrato com a equipe saudita termina no próximo ano.