O lateral Filipe Luis, do Flamengo, foi destaque fora de campo ao atuar como comentarista na Globo durante a Copa do Mundo do Catar. O jogador chamou a atenção pela sua oratória e pela clareza ao explicar suas ideias sobre o futebol.
Diante de muito elogios, a família Marinho cresceu os olhos em cima do atual camisa 16 do rubro-negro, contudo, foi rejeitada por Filipe, que deseja continuar no futebol após se aposentar, mas não como comentarista.
Apesar de ter gostado da experiência, o lateral-esquerdo contou qual o seu objetivo ao site Notícias da TV, em 29 de março de 2023.
“Eu tive uma boa experiência como comentarista na Copa do Mundo. Pensei que não fosse gostar, mas foi uma experiência muito legal. Gostei mais do que imaginava. Tive bastante liberdade para falar, para expor o que pensava, tive convite para seguir na função. Mas não adianta, eu já tenho claríssimo que eu não consigo viver sem o gramado, sem estar no campo, sem fazer a diferença com os jogadores”, declarou Filipe Luís.
Professor
Recentemente, o jogador concluiu a primeira etapa para se tornar um treinador de futebol. Filipe Luís iniciou o curso da Licença B em 2020, e finalizou em maio deste ano enquanto se recuperava de uma lesão na panturrilha esquerda.
No começo da formação, o lateral concedeu entrevista ao jornalista Alexandre Lozetti, da Globo, e contou mais sobre seu desejo.
“Tenho o sonho de ser treinador, um grande interesse, quis economizar tempo para quando eu parar de jogar. Além de aprender, compartilhar momentos com professores e alunos, fazer amizades. Aprendi muito, inclusive com o analista do Athletico-PR, Caio Fonseca, um dos melhores. Foi uma experiência muito legal”, contou o lateral do Flamengo no dia 10 de dezembro de 2020.
A próxima etapa para o futuro técnico é tirar as Licenças A e Pro, exigidas e ministradas por profissionais da CBF. Bicampeão da Libertadores pelo Flamengo, o jogador não pensa em aposentadoria.
Renova ou não?
Alguns medalhões do elenco flamenguista estão com o contrato perto do fim. Dentre eles, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Filipe Luís, que já declarou seu desejo de continuar no clube.
No entanto, a diretoria prega cautela e analisa caso a caso as renovações. No caso de Filipe, o lateral possui idade avançada, 37 anos. Contudo, o jogador vive sua melhor fase neste ano, após retornar de contusão.
Com as decisões se afunilando, o clube tem como modus operandi não tratar renovações, focando todas as energias nas disputas que tem pela frente.
Há cerca de dois meses, Filipe Luís cedeu uma entrevista ao GE, na qual afirmou que só continua no futebol se for para ficar no Flamengo.
“Eu amo o Flamengo, e se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida. Meu objetivo é lutar por uma vaga no time. Não estou pensando em ser técnico, em ser auxiliar, em renovar… Estou pensando em jogar”, afirmou o camisa 16.