Jogador pode entrar para a história se mantiver média de gols no Catar

Giround e Mbappé França

Ainda faltam 13 dias para a Copa do Mundo do Catar terminar, mas um jogador pode fazer história na competição se continuar mantendo sua média de gols até aqui. Quer dizer, ainda mais história do que já fez até o momento.

Neste domingo (04), o jovem francês Kylian Mbappé atingiu um marco na vitória da França sobre a Polônia por 3 a 1 pelas oitavas de final da Copa. Com dois gols marcados, ele atingiu a artilharia isolada do torneio e agora soma cinco gols na competição.

Com o feito, seis jogadores ficaram na janelinha do francês (e no segundo lugar da lista de artilheiros, com três gols marcados): Olivier Giroud (FRA), Lionel Messi (ARG), Cody Gapko (HOL), Marcus Rashford (ING), Alvaro Morata (ESP) e Enner Valencia (EQU) – que já deixou a Copa do Catar.

LEIA TAMBÉM!

Entre os maiores

O feito deste domingo diante da Polônia colocou Mbappé no patamar dos maiores do mundo. Com nove gols marcados em Copas (os cinco desta edição mais os quatro de 2018), o jovem jogador passou nomes como Maradona (foto acima) e Cristiano Ronaldo, que marcaram oito tentos em mundiais.

O que impressiona é que o francês precisou de 11 jogos para conquistar a marca, enquanto CR7, por exemplo, precisou de 20 para marcar seus oito gols. Mbappé, que é o primeiro jogador a fazer mais de oito gols em Copas antes de completar 24 anos, está ao lado de Messi, que também têm nove tentos em mundiais (ele precisou de 23 jogos para alcançar o feito).

TOP 10

O próximo jogo da Seleção Francesa na Copa será contra a Inglaterra, pelas quartas de final, e Mbappé pode alcançar uma marca ainda mais expressiva. Se marcar um gol na partida, ele já entra no TOP 10 de artilheiros da competição, ficando ao lado de Helmut Rahn (Alemanha Ocidental), Gary Lineker (Inglaterra), Gabriel Batistuta (Argentina), Teófilo Cubillas (Peru), Thomas Müller (Alemanha) e Grzegorz Lato (Polônia), que marcaram dez gols em Copas.

Se a França seguir adiante e até o fim da competição Mbappé totalizar 12 gols, se igualará com Pelé, que é o quinto maior artilheiro das Copas. A lista é liderada pelo alemão Miroslav Klose (16 gols) (foto acima), nosso Ronaldo Fenômeno (15 gols), pelo também alemão Gerd Müller (14 gols) e pelo francês Just Fontaine (13 gols), que detém o recorde de maior artilheiro em uma única edição do mundial, quando marcou os 13 gols.

Kylian Mbappé

Kylian, que celebrará 24 anos no dia 20 de dezembro, ou seja, logo depois do fim da Copa do Mundo, pode ter muitos motivos para celebrar se a sua seleção seguir adiante.

Com seus dribles e velocidade de explosão, o atleta é considerado um dos melhores jogadores da atualidade e candidato a posto de melhor do mundo nos próximos anos.

Iniciou sua carreira no Mônaco, em 2015, com apenas 16 anos de idade. No clube, ele conquistou o título do Campeonato Francês, o prêmio de Melhor Jogador Jovem da competição, além do prêmio Golden Boy, dado ao melhor jogador com idade abaixo de 21 anos atuando na Europa.

Em 2017, o jogador assinou pelo rival Paris Saint-Germain. O que era para ser um empréstimo, tornou-se uma transação permanente em 2018, quando foi adquirido pelo valor de € 180 milhões, que o colocou como o segundo jogador mais caro da história e adolescente mais caro.

Pelo PSG, Mbappé conquistou três títulos do Campeonato Francês, dois da Copa da França, foi eleito o Melhor Jogador do Ano do Campeonato Francês e foi o artilheiro do Campeonato Francês por duas vezes. Ele é, atualmente, o segundo maior artilheiro da história do clube, que também conta com Neymar.

Já na Seleção Francesa, sua estreia foi em 2017, então com 18 anos de idade. Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, tornou-se o jogador francês mais jovem a marcar numa Copa, além de se tornar o segundo adolescente, depois de Pelé, a marcar em uma final do torneio.

Sair da versão mobile