Um incidente aparentemente ingênuo e passível de compreendimento deixou os brasileiros revoltados na Copa do Mundo de 1986, realizada no México. O episódio aconteceu antes do jogo de abertura do grupo D, entre a Seleção Espanhola e o Brasil.

    Sócrates, Casagrande, Copa 1986

    O operador de som do Estádio Jalisco se enganou e colocou o Hino da Bandeira no lugar do Hino Nacional Brasileiro.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Episódio

    Seleção da Espanha 1986

    As duas seleções estavam perfiladas à beira do campo esperando o momento solene. Nas arquibancadas, a torcida aguardava em silêncio. O hino da Espanha (foto acima) foi o primeiro a ser tocado, mas, depois, levou um certo tempo para executarem o Hino Nacional Brasileiro. Algo estava errado.

    Alguns jogadores espanhóis desfizeram a formação, mas, alertados pelo zagueiro Camacho, voltaram à posição e ficaram aguardando o hino brasileiro.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Foi a vez dos jogadores brasileiros desfazerem a formação, então, ao ouvir o Hino da Bandeira ser executado. Chamados por Júnior, voltaram à posição e, após a música terminar, esperaram mais alguns instantes.

    A torcida até ensaiou uma vaia, mas, ao ver que o incidente não tinha solução, o próprio Júnior convocou os colegas para atender aos fotógrafos do lado de fora do gramado.

    Incidente internacional

    José Maria Marin

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    A falha não agradou nada os brasileiros e quase se transformou numa polêmica internacional, gerando até uma nota formal de protesto por parte dos diplomatas do Brasil.

    O Embaixador Geraldo Hollanda Cavalcante, que assistiu a partida na tribuna de honra do estádio, ao lado do então presidente da Fifa, João Havelange, prometeu oficializar o protesto e exigir que a situação desagradável e constrangedora não voltasse a acontecer.

    José Maria Marin (foto acima), então chefe da delegação brasileira, também ficou indignado com o episódio e exigiu que a Embaixada do Brasil buscasse explicações para o que chamou de “falta de respeito para com o Brasil”.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Resposta dos organizadores

    Careca e Camacho 1986

    Jesus Robledo, gerente do estádio, disse que não tinha explicação para uma coisa daquelas e que era muito lamentável. Já outros funcionários do serviço técnico do Estádio Jalisco evitaram falar sobre o ocorrido.

    Quem esclareceu o mistério foi um eletricista da companhia telefônica. O operador de som, que não conhecia o Hino Nacional Brasileiro, ao receber o disco com a música, colocou-o do outro lado, onde estava gravado o hino da Bandeira.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Incidentes à parte, o Brasil venceu a Espanha por 1 a 0 com gol de Sócrates.

    Share.