Com o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, os times já sabem por qual objetivo lutar. São mais 19 rodadas para definir o futuro das 20 equipes da segunda divisão.
Troféu da Série BDe acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quem chegar à marca de 72 pontos estará com a vaga garantida para a primeira divisão em 2024.
Para quem está na Série B, uma vaga entre os quatro primeiros colocados vale como um título. Neste momento, Vitória, Novorizontino, Vila Nova e Sport são os times que terminaram a primeira metade do campeonato na parte de cima da tabela.
O primeiro passo do Vitória foi dado, o título simbólico do primeiro turno é da equipe baiana. Com 37 pontos conquistados, a probabilidade do Leão subir é de 67,5%. O rubro-negro também lidera as chances de título, com 25,6%.
Quem sobe?
Atrás do Vitória, os três clubes mais cotados para figurar na elite do futebol nacional são Novorizontino, com 59%, Sport com 51,4% e Vila Nova com 46,1%. Porém, a disputa continua muito em aberto.
O Botafogo-SP ocupa a 9ª colocação com 30 pontos, o Sport, último time do G4, possui 35 pontos. Ou seja, somente cinco pontos separam o quarto da nona equipe na tabela.
Criciúma (43,1%), Guarani (34,8%), Mirassol (26,1%), Juventude (19,5%) e Botafogo-SP (25,1%) correm por fora pela tão sonhada vaga para a Série A de 2024.
Confrontando com os números da temporada passada, o Cruzeiro se sagrou campeão com 78 pontos, enquanto o Vasco subiu com 62 somados em 38 rodadas disputadas.
Se o G4 se mantiver assim, o Vitória voltará à primeira divisão após cinco anos. Já o Novorizontino poderá fazer a sua estreia no Brasileirão, pois o Tigre do Vale é a sensação do campeonato e está vivendo grande fase.
Quem desce?
Nem tudo são flores, enquanto uns brigam pelo título e por uma vaga para subir de divisão, outros brigam para escapar do descenso para a “terceirona”. As últimas 19 rodadas prometem pegar fogo nessa disputa.
O lanterna do campeonato é o ABC, com 12 pontos dos 57 possíveis no primeiro turno. O time é o favorito para jogar a Série C em 2024, com 83,6% de chances de queda.
Logo atrás do ABC, seguem o Londrina com 75%, Avaí com 49,1%, Tombense com 47,8% e Chapecoense com 42,6%. A grande surpresa é o Avaí. O clube veio da primeira divisão e, caso seja rebaixado, será o segundo descenso seguido.
O Leão da Ilha, como é conhecido o Avaí, está em 18º colocado com 17 pontos, a Ponte Preta, fora da zona de rebaixamento, ocupa a 13º posição, com 22 pontos. A diferença entre eles é de apenas cinco pontos.
As equipes que conseguirem desgrudar desse grupo, que contém Tombense, Sampaio Corrêa, Ituano e Ponte Preta, poderão fazer um final de campeonato mais tranquilo.
O segundo turno começa nesta sexta (28), com dois duelos: Ceará e Ituano às 19h, no Castelão, e Sport e CRB às 21h30, na Ilha do Retiro.