Falido, time que projetou Diniz como técnico não joga há sete anos

Técnico Fernando Diniz na Seleção Brasileira (Rodrigo Ferreira / CBF)

O Atlético de Sorocaba, tradicional clube do estado de São Paulo, não entra em campo para uma partida profissional de futebol há sete anos. O último jogo do Galo de Sorocaba foi contra a Portuguesa, em 3 de abril de 2016, que ficou marcado com o descenso para a série A3 do Campeonato Paulista.

Técnico Fernando Diniz na Seleção Brasileira (Rodrigo Ferreira / CBF)

Hoje à frente do Fluminense – e interinamente da Seleção Brasileira -, Fernando Diniz comandou o Galo em 2012 e enfrentou um de seus grandes desafios na carreira; levar o Atlético Sorocaba à elite do futebol paulista, já que o time não frequentava a A1 há sete anos.

A vaga tão sonhada foi conquistada à moda Diniz, ou no “Dinizismo” como ficou popularmente conhecido, com um gol de pênalti que garantiu o empate nos últimos minutos do jogo e, por consequência, a qualificação.

“Teve emoção até o último minuto. Em toda minha história como jogador e técnico, não me lembro de ter participado de algo parecido”, relembrou Diniz ao site GE no dia 29 de abril de 2020.

O jogo contra o União Barbarense terminou em 2 a 2 e ambos os times conquistaram o acesso para o Paulistão de 2013.

LEIA TAMBÉM!

Estrutura para seleções

CT Fazenda dos Ipês, do Atlético Sorocaba (Divulgação)

Desde então, o Atlético Sorocaba só funciona de forma administrativa, recebendo eventos e alugando a sua estrutura para outros clubes realizarem “peneiras” nacionais, internacionais ou pré-temporadas.

O CT Fazenda dos Ipês é o maior patrimônio do clube, passou por uma grande reforma visando receber a Seleção da Argélia na preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Oficialmente em atividade

Fernando Diniz com jogadores no Atlético Sorocaba (Rafaela Gonçalves)

Ainda que tenha encerrado suas atividades, o Galo de Sorocaba consta no site oficial da Federação Paulista como clube afiliado.

Fundado em fevereiro de 1991, o clube estreou em competições estaduais oficiais dois anos depois, em 1993, na Segunda Divisão do Paulista – atual Série A3.

O ponto alto do time foi em 2008, com a conquista da Copa Paulista, garantindo assim uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

Rostos conhecidos

Luan no Atlético Sorocaba (Fernando Rezende / Diário de Sorocaba)

Além do técnico Fernando Diniz, outras figuras do futebol nacional passaram pelo Galo de Sorocaba. O primeiro deles foi Serginho Chulapa, que passou pelo clube em 1993.

Outro nome mais conhecido que passou pelo Galo de Sorocaba foi Maicosuel, entre 2004 e 2005, que se destacou e foi contratado pelo Paraná na sequência. O meia jogou ainda por Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo, Atlético Mineiro, além de Hoffenheim, Udinese, entre outras equipas.

O Goleiro Felipe Alves e o ponta Luan “Menino Maluquinho” também passaram pelo clube, em 2012.

Após a morte do investidor e ex-presidente Reverendo Moon, no mesmo ano, o time nunca mais recebeu investimento e sonha para que um dia volte a figurar nas competições estaduais e nacionais.

Autor(a):

Exit mobile version