O Atlético de Sorocaba, tradicional clube do estado de São Paulo, não entra em campo para uma partida profissional de futebol há sete anos. O último jogo do Galo de Sorocaba foi contra a Portuguesa, em 3 de abril de 2016, que ficou marcado com o descenso para a série A3 do Campeonato Paulista.
Técnico Fernando Diniz na Seleção Brasileira (Rodrigo Ferreira / CBF)Hoje à frente do Fluminense – e interinamente da Seleção Brasileira -, Fernando Diniz comandou o Galo em 2012 e enfrentou um de seus grandes desafios na carreira; levar o Atlético Sorocaba à elite do futebol paulista, já que o time não frequentava a A1 há sete anos.
A vaga tão sonhada foi conquistada à moda Diniz, ou no “Dinizismo” como ficou popularmente conhecido, com um gol de pênalti que garantiu o empate nos últimos minutos do jogo e, por consequência, a qualificação.
“Teve emoção até o último minuto. Em toda minha história como jogador e técnico, não me lembro de ter participado de algo parecido”, relembrou Diniz ao site GE no dia 29 de abril de 2020.
O jogo contra o União Barbarense terminou em 2 a 2 e ambos os times conquistaram o acesso para o Paulistão de 2013.
LEIA TAMBÉM!
Estrutura para seleções
Desde então, o Atlético Sorocaba só funciona de forma administrativa, recebendo eventos e alugando a sua estrutura para outros clubes realizarem “peneiras” nacionais, internacionais ou pré-temporadas.
O CT Fazenda dos Ipês é o maior patrimônio do clube, passou por uma grande reforma visando receber a Seleção da Argélia na preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Oficialmente em atividade
Ainda que tenha encerrado suas atividades, o Galo de Sorocaba consta no site oficial da Federação Paulista como clube afiliado.
Fundado em fevereiro de 1991, o clube estreou em competições estaduais oficiais dois anos depois, em 1993, na Segunda Divisão do Paulista – atual Série A3.
O ponto alto do time foi em 2008, com a conquista da Copa Paulista, garantindo assim uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
Rostos conhecidos
Além do técnico Fernando Diniz, outras figuras do futebol nacional passaram pelo Galo de Sorocaba. O primeiro deles foi Serginho Chulapa, que passou pelo clube em 1993.
Outro nome mais conhecido que passou pelo Galo de Sorocaba foi Maicosuel, entre 2004 e 2005, que se destacou e foi contratado pelo Paraná na sequência. O meia jogou ainda por Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo, Atlético Mineiro, além de Hoffenheim, Udinese, entre outras equipas.
O Goleiro Felipe Alves e o ponta Luan “Menino Maluquinho” também passaram pelo clube, em 2012.
Após a morte do investidor e ex-presidente Reverendo Moon, no mesmo ano, o time nunca mais recebeu investimento e sonha para que um dia volte a figurar nas competições estaduais e nacionais.