Ex-jogador que virou astro da Globo se assumiu bissexual: “Sou normal”

Richarlyson, ex-jogador

Richarlyson (Reprodução / Globo)

Polivalente e multicampeão por onde passou, o ex-jogador e hoje astro da equipe de esporte da GloboRicharlyson, falou pela primeira vez sobre sua orientação sexual recentemente.

Richarlyson (Reprodução / Globo)

Em entrevista ao podcast Nos Armários dos Vestiários, produzido pelo GE em agosto de 2022, Richarlyson tocou no assunto, que por muitos anos foi alvo de especulações e piadas.

Durante toda a sua carreira, o ex-volante conviveu com a homofobia – mesmo sem falar sobre o tema – das torcidas adversárias e da própria torcida.

Vencedor

Ricky fez parte de um momento histórico do São Paulo, onde o clube empilhou diversas taças. Do Mundial de Clubes de 2005 até o tricampeonato Brasileiro, o jogador foi peça fundamental no time de Muricy Ramalho.

A homofobia contra o ex-atleta aumentou após um dirigente do Palmeiras insinuar que ele era gay.

O são-paulino registrou uma queixa-crime contra o cartola, mas o juiz do caso arquivou o processo, alegando que “não seria razoável aceitar homossexuais no futebol brasileiro porque prejudicaria o pensamento da equipe” e que “futebol é coisa de macho”.

Após esse episódio, a própria torcida do Tricolor pulava o nome dele antes das partidas. Todos os jogadores tinham seu nome cantado no estádio, menos Richarlyson.

Fala, Richarlyson!

Paulo Cesar de Oliveira, Zé Roberto, Renata Silveira e Richarlyson (Reprodução / SporTV)

Durante o bate-papo no podcast Nos Armários dos Vestiários, o comentarista  da casa ficou à vontade para falar abertamente sobre o assunto, que para Rick, deve ser tratado com naturalidade.

“A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Vai fazer o quê? Nada. O mais importante não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, confidenciou.

O ex-atleta também abordou a importância dos jogadores héteros que estão em atividade se posicionarem sobre o tema e defenderem os colegas de trabalho.

“Os próprios jogadores têm que se posicionar melhor sobre a situação, especialmente os héteros. Não é questão de vestir a camisa com um arco-íris. É, quando acontecer essa situação de homofobia, sair de campo. ‘Espera aí, a torcida não está respeitando o meu companheiro ou meu adversário como ser humano? Então eu não vou voltar a jogar'”, comentou Richarlyson.

Após o lançamento do episódio, no dia 24 de junho de 2022, Richarlyson participou do Globo Esporte SP, apresentado por Felipe Andreoli, e falou brevemente sobre o assunto.

Felipe Andreoli (Reprodução / Globo)

“O podcast tá muito legal, e a pauta é muito importante, homofobia no futebol. Vamos naturalizar isso [a presença de pessoas de diferentes orientações sexuais no esporte]. Eu tô aqui muito mais pra falar sobre esporte, que é uma coisa inclusiva”, explicou.

O depoimento foi tão forte que rompeu barreiras. Diversos veículos internacionais repercutiram a entrevista do ex-jogador de São Paulo e Atlético Mineiro. O L´Équipe, da França, o Marca, da Espanha, Cancha, do México, The Star, da Malásia são um dos que divulgaram a fala.

Leitura fora de campo

Richarlyson (Reprodução / Web)

O ex-jogador mal se aposentou e recebeu o convite da Globo para integrar o time de comentaristas da emissora. Com boa oratória e ótima leitura do jogo fora dos gramados, Richarlyson rapidamente se tornou um dos melhores do país.

“Eu sinto uma felicidade ímpar. É tudo o que eu quero. Minha história por si só fala, por tudo o que eu construí dentro do futebol. Agora é trabalhar essa segunda parte. Estar mais perto, saber as histórias dos clubes. É uma nova vida, um novo momento”, afirmou durante a participação no programa Boleiragem, do SporTV.

Autor(a):

Sair da versão mobile