Edmundo quer distância de jornalista da Globo: “Será processada”

Ana Thaís Matos e Renata Mendonça

Ana Thaís Matos e Renata Mendonça (Divulgação / Globo)

O Palmeiras se preparava para disputar a final do Mundial de Clubes de 2021, contra o Chelsea, enquanto a imprensa dissecava o duelo. Os profissionais tentavam prever as possíveis situações de jogo e como o Verdão poderia superar a equipe inglesa.

Ana Thaís Matos e Renata Mendonça (Divulgação / Globo)

Naquele ano, a Globo não realizaria a transmissão do torneio, o que não impediu uma de suas jornalistas – Renata Mendonça – se envolver em uma polêmica.

Boicote a corintianos

Neto em Os Donos da Bola (Reprodução / Web)

A Band foi a emissora responsável pela transmissão do torneio, e sofreu pressão da torcida palmeirense para que Neto – principal comentarista da casa -, não participasse da equipe que cobriria o jogo.

A coação dos torcedores deu certo. Os ex-Palmeiras – Velloso e Edmundo – foram os escolhidos para comentar a grande final, enquanto Ulisses Costa narrou a partida.

LEIA TAMBÉM!

Durante a transmissão, o ex-atacante e comentarista Edmundo soltou uma frase que gerou polêmica nas redes sociais. Na ocasião, o ídolo alviverde falou que o atacante Lukaku, jogador do Chelsea na época, “só tem força física e é desprovido de técnica”.

“Clichê racista”

Edmundo (Reprodução / Fox Sports)

Com o Brasil inteiro sintonizado na Band, todo e qualquer comentário da equipe de transmissão era motivo de crítica ou elogio dos torcedores, secadores e até mesmo dos colegas de profissão de outras emissoras.

Foi assim que a comentarista da Globo, Renata Mendonça, julgou a fala do ex-craque como “clichê racista” ao opinar sobre o atacante belga.

“’Lukaku tem força física, mas é desprovido de técnica’ mostra que: Não conhece o futebol de um dos melhores centroavantes do mundo atualmente. Repete um clichê racista de que jogadores negros são fortes fisicamente, mas não podem ter técnica/inteligência pra jogar”, declarou.

No extinto Terceiro Tempo apresentado por Milton Neves, Edmundo se defendeu e ameaçou processar a profissional da Globo.

“Ela [Renata Mendonça] não me conhece. A minha mãe é negra, a família da minha mãe toda é negra, meus melhores amigos são negros. Então, eu não tive a menor ideia de ser racista como ela quis dizer. Acho que ela foi muito infeliz. Mas, com todo o respeito, eu não vou abrir discussão com ela. Se couber um processo, ela será processada. Fora isso, ela segue a vida dela, e eu seguirei a minha”, disparou o comentarista.

Depois disso, não se falou mais sobre o caso que, aparentemente, ficou por aí.

Edmundo: o intrujão

PVC e Galvão Bueno (Reprodução / Instagram)

Com passagens por RedeTV!, Band e Fox Sports, o comentarista levou uma característica de dentro de campo para as telas. Emocional e agressivo – no sentido bom e ruim da palavra –, o ex-camisa 7 do Palmeiras não fugia das brigas e não pipocava diante dos melhores zagueiros.

Na TV, o Animal seguiu assim. Sem receio de bater de frente para defender seus argumentos, o comentarista chegou a discutir com grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro, entre eles Paulo Vinícius Coelho, o PVC.

Ambos participavam do programa Central Fox, na madrugada do dia 12 de maio de 2017, para analisar a partida entre São Paulo e Defensa y Justicia, válida pela Copa Sul-Americana.

Além dos torcedores são-paulinos estarem de cabeça quente pela eliminação, outra pessoa ficou bem irritada no dia: Edmundo. Na volta do intervalo do programa, o comentarista apareceu de cara fechada quando PVC disse que o ex-atacante tinha razão sobre a discussão no bloco anterior.

“Não tô certo não. Vocês jornalistas é que estão certos. Vocês estão sempre contra, a última palavra tem sempre que ser a do PVC (…) Só tô dizendo que jornalistas têm razão. Eu estou aqui de intrujão”, bradou Edmundo.

Autor(a):

Sair da versão mobile