Aos 29 anos, Casimiro Miguel já construiu uma história de gente grande. Logo depois de recusar convite da Globo, o influenciador digital abalou as estruturas da líder de audiência ao transformar sua transmissão da Copa do Mundo num sucesso arrebatador na internet. A transmissão de Brasil e Sérvia no canal de Casimiro se tornou a live mais assistida da história do YouTube no Brasil.
Também conhecido como Cazé, Casimiro fez da transmissão da vitória da seleção brasileira uma live com mais de sete horas de duração. Com isso, bateu o recorde da live mais vista do YouTube, que pertencia à cantora Marília Mendonça, e reuniu 3,31 milhões de espectadores.
A consagração veio pouco tempo depois que o jovem recusou um convite da Globo. O influenciador, que também atuava como comentarista esportivo no SBT Rio, deixou a TV para se dedicar à internet e, neste meio tempo, veio o chamado da líder de audiência. No entanto, Cazé recusou a oferta, acreditando que teria maior liberdade criativa na internet.
LEIA TAMBÉM!
Quem é Casimiro?
Casimiro começou a ganhar notoriedade junto ao público quando começou a produzir conteúdo sobre futebol e games para o Esporte Interativo, hoje chamado de TNT Sports. Dali, seguiu como jornalista esportivo na TV, além de produzir conteúdo para suas redes sociais. Em pouco tempo, seu nome ficou bastante popular entre os amantes de esportes e games.
No entanto, Cazé conseguiu “furar a bolha” ao começar a produzir um conteúdo mais diversificado em suas redes. No início da pandemia da Covid-19, Casimiro produziu vídeos sobre outros assuntos. Ele chamou a atenção quando, em seus vídeos, mostrava suas reações ao quadro Vai Dar Namoro, do Hora do Faro. Foi um sucesso!
Antes de bater o recorde no YouTube, Casimiro já havia batido o recorde de audiência na Twitch, plataforma de conteúdo ao vivo, ao reunir 513 mil espectadores numa live. Tamanha popularidade o levou a ser eleito o Homem do Ano, na categoria Conteúdo Digital, pela revista GQ Brasil.
Copa do Cazé
No início deste ano, Casimiro deixou a televisão para se dedicar à produção de conteúdo na internet. O influenciador fechou uma parceria com a LiveMode, empresa responsável pela transmissão de campeonatos de futebol, como o Paulistão e a Copa do Nordeste, pela internet. Assim, ele conquistou o direito de transmitir jogos do Campeonato Carioca na Twitch.
Essa mesma parceria viabilizou a transmissão de jogos da Copa do Mundo no canal do YouTube de Cazé. Os ex-jogadores Marcelo, Edmilson e Juninho Pernambucano atuam como comentaristas das lives, enquanto os repórteres Isabella Pagliari, André Hernan e Alexandre Oliveira, além do humorista Diogo Defante, trazem informações direto do Catar.
Lição à Globo
Em pouco tempo, mas com muito trabalho e criatividade, Casimiro conseguiu construir algo que a Globo sempre tentou, mas nunca deu certo: modernizar sua programação esportiva e atrair o público jovem.
Basta lembrar que a emissora tentou surfar na popularidade de Felipe Neto, quando o influenciador estourou no YouTube, entregando.lhe um quadro no Esporte Espetacular, que não vingou. Tiago Leifert (foto acima) também foi uma tentativa neste sentido, que foi até bem-sucedida, mas que não durou muito, já que o apresentador logo deixou o esporte. Agora, a Globo usa o mesmo Leifert para tentar algo diferente na transmissão da Copa pelo Globoplay.
Mas, por enquanto, Casimiro se mostra imbatível nesta seara. Enquanto a Globo segue tentando, Casimiro já alcançou.