Quem diria que viveríamos para ver um jovem de 29 anos desbancar a todo-poderosa anciã Rede Globo, ainda mais numa transmissão de Copa do Mundo? “Bem, amigos… É verdade este bilete”.
O jovem em questão é Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira (29), streamer que está, literalmente, bombando na internet. O carioca, sob a alcunha de Cazé, começou sua carreira no canal do TNT Sports, no YouTube, apresentando o programa EI Games. Em paralelo, também participava do humorístico De Sola, na mesma plataforma, com grande sucesso.
Caminho do sucesso
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Em 2021, começou a fazer transmissões ao vivo na Twitch (serviço de streaming de vídeo, em tempo real, com foco em videogame, transmissões de competições de esportes eletrônicos, etc.), criando o bordão “meteu essa?”, que logo virou meme e dominou as redes sociais. Ganhou prêmios, notoriedade e respeito no meio jornalístico esportivo.
No início de 2022, transmitiu 16 jogos do Campeonato Carioca, em parceria com a produtora LiveMode, atingindo um número incrível de espectadores. Ele alcançou o primeiro lugar em transmissões da Twitch no Brasil e, logo, o streamer com mais assinantes no mundo.
Com tamanho sucesso, Cazé e a LiveMode negociaram com a FIFA o direito de transmissão de 22 jogos da Copa, sendo todas as partidas do Brasil, semifinais e a grande final.
Talento
Seu carisma e humor juvenil (segundo o jornalista Sandro Macedo, da Folha de São Paulo, “é uma mistura de quinta série com padrão Globo”) têm audiência arrebatadora.
Casimiro conseguiu um grande feito: é a primeira vez que um torneio deste porte é transmitido, ao vivo, pela internet. Ao todo, foram 4,3 milhões de conexões simultâneas durante o jogo Brasil X Suíça (pelo Grupo G), recorde mundial de transmissões ao vivo pelo YouTube. O streamer bateu, inclusive, o seu próprio recorde, já que na estreia do Brasil na Copa do Mundo ele chegou a incríveis 3,7 milhões.
Em letras garrafais, o portal R7 traz a seguinte manchete sobre Cazé:
“Galvão? Thiago Leifert? Globo? Casimiro ganhou a Copa do Catar. Recorde mundial. Cazé reinventou a transmissão de futebol no Brasil”.
Lucro vazado
Falando em futebol, “chuta” o quanto esse sucesso rendeu para Cazé? Nada menos que US$ 160 mil (R$ 850 mil, aproximadamente). Ao longo de 28 dias, a Cazé TV atingiu 213 milhões de visualizações, tendo como anunciantes Coca-Cola, Nubank, MacDonald’s, iFood, Unilever e EstrelaBet. Além disso, as transmissões de Casimiro estão na Amazon e FIFA+.
Analisando friamente, o streamer roubou mais de quatro milhões de espectadores do Grupo Globo, em algum dos seus canais que transmitem a Copa. É uma perda de faturamento absurda, que fez a Globo ter prejuízo com a exclusividade de transmissão, como já noticiamos aqui no FutHistória.
Cosme Rímoli, do portal R7, avalia que “os efeitos devastadores na Globo já começaram, tanto que a emissora decidiu trocar Thiago Leifert da transmissão do jogo do Brasil”. De acordo com o profissional, Tiago iria narrar os jogos da Seleção Brasileira pela plataforma de streaming global, o Globoplay, para bater de frente com Cazé. Mas, com tamanho sucesso do jornalista, Leifert acabou narrando Portugal e Uruguai.
E a Cazé TV pensou grande. Como narrador, trouxe Luis Felipe Freitas (ex-TNT), sempre bem-informado, com estatísticas e informações históricas. Para comentar, o time conta com Ítalo Sena, Diogo Defante, André Herman, Luis Felipe Freitas, Junior Baiano, Juninho Pernambucano, Edmilson e Gilberto.
Além da Cazé TV, Casimiro tem mais três canais: Cortes do Casimito (3,19 milhões), Casimiro (864 mil) e Casimito – Gols da Rodada (88,2 mil).