Campeão da Copa do Brasil e mais 11 times são rebaixados para quinta divisão paulista

Paulista de Jundiaí celebrando o título da Copa do Brasil em 2005 (Reprodução / Web)

O futebol paulista continua em evidência no cenário nacional, com Mirassol, Novorizontino e Botafogo SP se destacando na Série B do Brasileirão. No entanto, há times que já tiveram seu momento de glória em competições nacionais e agora estão lutando para se reerguer.

Paulista de Jundiaí celebrando o título da Copa do Brasil em 2005 (Reprodução / Web)

A quarta e última divisão do futebol paulista teve até time campeão da Copa do Brasil em ação, como o Paulista de Jundiaí. A última edição da competição também contou com equipes como XV de Jaú, União São João, Mogi Mirim e Penapolense, que um dia brilharam no Paulistão, mas caíram no esquecimento.

Com o fim da primeira fase do Paulista Segunda Divisão, já conhecemos os times rebaixados: Paulista, Tupã, Santacruzense, Inter de Bebedouro, Batatais, Mogi Mirim, São Carlos, Colorado Caieiras, Atlético Mogi, União Mogi, ECUS e Barcelona.

Enquanto aguardamos o retorno dos clubes paulistas ao topo, vamos relembrar os momentos de relevância de times que deixaram sua marca na história do futebol.

Fundadores da Federação Paulista

O Nacional e o Jabaquara, que disputaram a Segunda Divisão do Paulista, estão entre os clubes fundadores da FPF, ao lado de Corinthians, Juventus, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa de Desportos e Portuguesa Santista.

O Nacional, time tradicional da capital paulista, possui quatro títulos em sua história: três da Série A3 do Paulista e um da Segunda Divisão, conquistado em 2014.

Além disso, o clube se orgulha de ter formado dois campeões mundiais em sua base: o goleiro do tricampeonato Félix e o capitão do penta Cafu.

Dentre os jogadores revelados pelo “ferrinho” estão nomes como Dodô, Magrão, Deco e Cacau.

Do interior de São Paulo para o Brasil

Paulista de Jundiaí na Segunda Divisão do Paulista em 2023 (Edvaldo Santos / Paulista FC)

Um ano após o Santo André conquistar a Copa do Brasil, outro clube fez história na competição. Em 2005, o Paulista de Jundiaí se consagrou campeão do torneio nacional.

Com uma campanha impressionante, o Galo de Jundiaí começou sua jornada memorável eliminando o Juventude. Na segunda fase, foi a vez do Botafogo ser derrotado. Após um empate em 2 a 2 no Maracanã, o Paulista garantiu sua vaga nas oitavas de final.

No confronto contra o Internacional, o Paulista levou a melhor nos pênaltis, eliminando o clube gaúcho. Nas fases seguintes, o time deixou para trás o Figueirense e chegou à semifinal.

Jogando em casa, com o estádio lotado, o time de Jundiaí venceu o Cruzeiro por 3 a 1, encaminhando sua histórica classificação para a final, onde enfrentou o Fluminense.

Com o Maracanã interditado, a decisão foi realizada em São Januário. O Paulista foi para o Rio de Janeiro com uma vantagem de 2 a 0 na bagagem, graças aos gols de Márcio Mossoró – destaque da equipe – e Léo. No jogo de volta, um empate em 0 a 0 selou a maior conquista do clube em seus 114 anos de história.

Carrossel Caipira e União

Time do Mogi Mirim conhecido como Carrossel Caipira (Reprodução / Web)

Outro clube que fez história no Paulistão e participou da segunda divisão estadual foi o Mogi Mirim. Em 1993, o time encantou o país com seu esquema tático 3-5-2 dinâmico, tendo jogadores como Rivaldo, Válber e Leto como destaques.

E falando em jogadores pentacampeões, outro time que revelou um jogador com esse status foi o União São João. O lateral-esquerdo Roberto Carlos saiu do clube de Araras diretamente para o Palmeiras, tornando-se um dos maiores laterais da história do futebol.

Assim como Roberto Carlos, o goleiro Veloso também passou pelo União São João na infância antes de concluir sua formação no Palmeiras.

Autor(a):

Sair da versão mobile