A Champions League mal começou e já rende histórias que só a maior competição de futebol do planeta é capaz de produzir. Um jogador do modesto time das Ilhas Faroe, Árni Frederiksberg, de 31 anos, é o atual artilheiro do torneio.
Árni Frederiksberg (Reprodução / Web)Frederiksberg, joga pelo KÍ Klaksvík, que participou das fases preliminares da Champions League eliminando dois campeões nacionais, o Ferencvárosi, da Hungria, e os suecos do BK Häcken.
O destaque do time semiprofissional faroense foi o ponta Frederiksberg. O camisa 7, além de ter marcado seis gols em cinco jogos, divide sua rotina de jogador com a de vendedor de pizzas congeladas.
Sim, você não leu errado. O atual artilheiro da Liga dos Campeões também é vendedor comercial em uma empresa, na qual um dos seus produtos é pizza congelada.
O atacante começa seu dia no mundo corporativo, das oito da manhã até às quatro da tarde. Já os treinamentos acontecem das cinco da tarde até às oito da noite.
LEIA TAMBÉM!
Fala, artilheiro!
Apesar de não ser comum na maioria do mundo, para os jogadores da pequena ilha, cujo território pertence à Dinamarca, a vida dupla é normal. O atacante conversou com a TV norueguesa NRK e mostrou ter pés no chão sobre seu futuro.
“Acredito que está um pouco tarde quando você tem 31 anos. Não parece que eu posso ganhar dinheiro suficiente com o futebol para viver sem trabalhar pelo resto da minha vida. Depois de tanto tempo, achamos que as Ilhas Faroe podem ter seu primeiro clube totalmente profissional. Mas isso provavelmente acontecerá com os mais jovens, não com os mais velhos como eu”, declarou Frederiksberg.
Se o KÍ Klaksvík vai ser o primeiro time totalmente profissional das Ilhas Faroe, somente o futuro poderá nos responder, mas se isso acontecer, será graças aos gols da fantástica campanha na maior competição entre clubes do mundo.
Porém, os seis gols do camisa 7 não foram suficientes para manter o KÍ na Champions. O clube acabou sendo eliminado para o Molde, da Noruega, na derrota por 2 a 0. Mas o sonho de se classificar para a fase de grupos de uma competição europeia segue vivo.
Isso porque o clube disputa agora as fases classificatórias da Liga Europa. O primeiro jogo contra o Sheriff, da Moldávia, terminou em 1 a 1. Agora, Frederiksberg e seus companheiros decidem o futuro fora de casa na próxima quinta (31).
Ídolo da ilha
Árni Frederiksberg é um jogador de respeito nas Ilhas Faroe. O atacante já conquistou por duas vezes a liga nacional e coleciona 11 partidas pela seleção faorense entre 2015 e 2019. O camisa 7 do KÍ Klaksvík foi considerado o melhor jogador em atividade do país em 2022.
Figurinha carimbada no futebol das Ilhas Faroe, o ponta já defendeu as cores do NSÍ Runavík e B36 Tórshavn, antes de ser contratado pelo KÍ em 2021.
Mesmo com tantos feitos em seu histórico no desporto, o atleta do time semiprofissional segue a sua rotina, dividida entre a pizza e a bola.
A primeira vez do KÍ em competição continental ocorreu também nas fases preliminares na temporada 1992/93. Desde então, a equipe possui 14 participações nos torneios organizados pela Uefa.
Localizado na segunda cidade mais populosa das Ilhas do Faroe, com 5 mil habitantes, o KÍ, sediado em Klaksvík, é o segundo maior campeão nacional. Fundado em 1904, o clube já conquistou 20 taças do Campeonato Faroense, quatro a menos que o HB. O clube também possui 6 troféus da copa nacional.