Bem longe: por onde anda Lulinha, eterna promessa do Corinthians

08/07/2023 às 15h12

Por: Caio Yokota
Lulinha com a camisa do Corinthians (Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
Lulinha com a camisa do Corinthians (Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Com mais de 290 gols na categoria de base do Corinthians, Lulinha foi uma das jovens promessas badaladas do futebol brasileiro. Revelado em 2007, o atacante foi destaque da Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-17, sendo artilheiro da competição com 12 gols marcados.

Lulinha com a camisa do Corinthians (Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Dezesseis anos após deixar o Timão, o meia-atacante já é um veterano, com 33 anos. Atualmente, Lulinha joga a Liga da Indonésia pelo Madura United, que terminou a última temporada na oitava colocação.

Lulinha marcou 12 gols e deu 4 assistências em 29 jogos pelo clube indonésio. Foi a terceira vez que o jogador anotou mais de 10 gols na temporada. A primeira foi no Brasil, defendendo o Ceará, quando marcou 19 gols. Depois, o jogador atingiu a marca jogando na Coreia do Sul, no Pohang Steelers, indo às redes 17 vezes.

Ainda quando era jogador do timão, Lulinha foi emprestado três vezes, para Estoril, Olhanense e Bahia.

Cordão umbilical cortado

Lulinha no Ceará

Lulinha com a camisa do Ceara (Bruno Gomes)

Com o fim do empréstimo ao Bahia, o meia-atacante não teve seu contrato renovado com o Corinthians. Sem time, Lulinha estava livre no mundo.

LEIA TAMBÉM:

Em fevereiro de 2013, o jogador fechou com o Ceará, onde foi destaque no Campeonato Cearense, conquistando o título e a Copa do Nordeste, ganhando a alcunha de “Seu Eduardo”. Pelo vozão, foram 19 gols em 47 jogos.

Apesar do bom início, Lulinha foi emprestado para o Criciúma em 2014, ficando pouco tempo no clube catarinense. Ele teve seu vínculo quebrado pelo baixo rendimento.

O jogador voltou ao Ceará para buscar o acesso à elite do futebol brasileiro, no entanto, solicitou à diretoria do Vozão um acordo para rescindir seu contrato para uma possível negociação com o Botafogo. Após breve passagem pelo Red Bull Brasil, Lulinha se tornou jogador do alvinegro.

Lulinha na gringa

Lulinha no Pohang Steelers

Lulinha no Pohang Steelers (Divulgação)

Pelo Fogão, Lulinha não conseguiu repetir o mesmo desempenho da época no Corinthians. Do Rio de Janeiro para o interior paulista, o meia-atacante teve uma rápida passagem pelo Mogi Mirim antes de iniciar o tour pelo mundo.

Em maio de 2016, a Coreia do Sul foi seu primeiro destino. Contratado pelo Pohang Steelers, Lulinha ficou duas temporadas no time coreano e teve bons momentos. No segundo ano, fez 17 gols em 33 jogos. No total, foram 51 partidas e 19 gols.

Da Coreia do Sul para os Emirados Árabes Unidos, Lulinha foi vestir as cores do Al Sharjah. Por lá, em apenas uma temporada, realizou 13 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.

Lulinha no Madura United

Lulinha no Madura United (Reprodução / Instagram)

A tour seguiu rumo ao Chipre: Pafos FC foi o clube da vez. Lulinha defendeu o clube entre 2018 e 2020 em uma passagem para se esquecer; esteve em 27 jogos e anotou apenas dois tentos.

O ex-Corinthians cruzou o mundo e foi para o Japão, país onde defendeu dois times: Júbilo Iwata e Montedio Yamagata. Pelo primeiro clube, o brasileiro foi bem e chegou mostrando seu cartão de visitas; contudo, o desempenho no segundo clube foi muito baixo.

Mal no Japão, Lulinha trocou o país pela Indonésia para jogar no Madura United, onde está atualmente.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.