A Copa do Mundo de 2002 disputada no Japão e Coreia do Sul ficou marcada pelo pentacampeonato e pelas histórias que aquela campanha rendeu. Felipão instituiu a família Scolari e, como bom comandante – ou pai –, dava muitas chamadas em seus “filhos”.

    Luiz Felipe Scolari
    Felipão no comando do Atlético Mineiro (Reprodução / Web)

    Luizão foi um dos protagonistas de uma chamada de atenção federal. Substituto imediato de Ronaldo, que vinha de recuperação após romper o joelho, o atacante foi peça importante durante a fase de grupos, principalmente no jogo contra a Turquia, sofrendo o pênalti que deu a vitória para a Seleção Brasileira.

    Nas quartas de final, o Brasil enfrentou a Inglaterra, um dos jogos mais duros da jornada rumo ao penta. O time de Felipão saiu atrás do placar após Owen aproveitar falha do zagueiro Lúcio. Com os gols de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, a seleção canarinho acabou despachando os ingleses.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Após todo jogo, havia um ritual dentro do ônibus na viagem de volta. Felipão dava cerveja para os jogadores em forma de premiação e Luizão era sempre o primeiro da fila.

    “Deixei de trazer o Romário por causa de você”

    Ex-jogador Luizão
    Ex-jogador Luizão (Reprodução / Instagram)

    Acontece que, naquele jogo, Ronaldo sentiu e foi substituído por Edilson, situação que irritou o atacante reserva.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Acabou o jogo, a gente pegava um ônibus para outra cidade, em todo jogo o Felipão dava a cerveja pra mim, a primeira. Ele foi dar cerveja e o Rivaldo disse: ‘abaixa a cabeça’ eu abaixei o velho ficou doido”, disse Luizão em entrevista para o Canal Desimpedidos do YouTube.

    O artilheiro revelou a frase que Scolari disse após rejeitar a cerveja.

    “Eu deixei de trazer o Romário por causa de você”, relembra com bom humor o atacante.

    Choradeira generalizada

    Felipão e Luizão na Seleção Brasileira
    Felipão e Luizão na Seleção Brasileira (Reprodução / Twitter)

    Em recente entrevista para o programa Reis da Resenha, do Canal Pilhado no YouTube, Luizão relembrou o desentendimento com Felipão, atual técnico do Atlético Mineiro, mais uma vez.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    “Antes do jogo da Inglaterra, podia aquecer todo mundo. E no jogo da Inglaterra, aqueceram só cinco. E eu não estava entre os aquecíveis. Pô, fiquei triste pra car****, eu não fiz merda, estava treinando bem pra car****. Aí ele deu essa dura, aí depois eu liguei no quarto dele, e falei: ‘Professor, posso ir falar com o senhor?’, ‘Vem meu filho’ [Felipão respondeu]”, conta Luizão.

    “Aí eu comecei a chorar: ‘Pô, não é que o senhor não me colocou pra jogar. O senhor mandou aquecer cinco, e eu não estava nem entre os aquecíveis. Eu me senti um merda.’ Aí ele começou a chorar comigo. ‘Fiz isso?’, ‘O senhor fez!’. A gente chorou, se abraçou e foi tudo certo.”, completou o atacante no programa Reis da Resenha do dia 18 de abril de 2022.

    Fundamental para a classificação

    Luizão na Seleção Brasileira
    Luizão na Seleção Brasileira (Nilton Santos / Divulgação)

    Muitos jogadores ficaram de fora da Copa de 2002, como o próprio Scolari disse para o Luizão: Romário não foi para o Mundial.

    Mas a verdade é que Felipão sempre foi grato a quem esteve com ele nos piores momentos.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    O Brasil não fazia uma boa eliminatória para a Copa do Mundo. Com diversas trocas de treinadores, derrotas inexplicáveis e uma situação bastante conturbada, a seleção quase ficou de fora do Mundial pela primeira vez em sua história.

    Foi Graças a Luizão que isso não aconteceu. A decisiva e última partida contra a Venezuela foi fundamental, a vitória garantiu a presença do Brasil e de Luizão na Ásia. O atacante marcou dois gols e foi o craque da partida, que acabou em 3 a 0 para a canarinho.

    Share.