Considerado por muitos colegas e espectadores o melhor narrador da história, Luciano do Valle foi um dos maiores comunicadores do Brasil. Responsável por introduzir diversos esportes na vida do brasileiro, ajudou muitos colegas de profissão, entre eles o apresentador José Luiz Datena.
Luciano do Valle no Terceiro Tempo (Reprodução / Web)Datena, comandante do programa Brasil Urgente, da Band, desde 2011, relembrou quando Luciano o convidou para trabalharem juntos após o apresentador ser demitido da Globo, em 1989.
Na época, Datena subiu no palanque do candidato a presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, atitude que resultou em seu desligamento da emissora carioca.
Ao saber da demissão, o locutor esportivo ligou para o amigo e o convidou para integrar o time da Bandeirantes.
LEIA TAMBÉM!
Gratidão
Em setembro de 2021, Datena cobria em seu programa o acidente envolvendo o neto de Luciano do Valle. Lucas do Valle foi morto após ser baleado em tentativa de assalto e o apresentador atualizava os telespectadores sobre a situação da vítima quando começou a contar a história entre ele e Luciano.
Foi nesse momento que o apresentador relembrou da situação difícil que vivia quando o “Bolacha” lhe estendeu a mão.
“Era uma situação de limite, não tinha mais dinheiro para alimentar a minha família. As minhas panelas estavam fazendo eco. Quando ele me ligou, com aquele vozeirão, pensei que era Deus. Foi na melhor hora possível. Tenho muita gratidão”, recordou Datena no Brasil Urgente.
Ainda segundo o âncora, ele não acreditou que o convite era real.
“Eu não teria seguido a carreira se não fosse o Luciano. Eu achei que era uma pegadinha quando ele me ligou. Era o último dia que eu tinha dinheiro, acabou todo o meu fundo de garantia. Ele salvou a minha carreira e me ajudou a criar os meus filhos”, relembra emocionado.
Luciano do Valle: o cara do esporte
Meses antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, Luciano do Valle nos deixava. O lendário locutor esportivo tinha 66 anos quando passou mal a caminho de Uberlândia, local onde narraria o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão.
Ainda não avião, o narrador se queixou avisando os funcionários da aeronave que estava passando mal. Pouco tempo depois de chegar no hospital da cidade, Luciano não resistiu. De acordo com os médicos, um problema no coração tirou a vida do jornalista.
Logo Luciano, que levou alegria para o coração de muitos, teve que deixar este terreno por não suportar as dores no seu.
Se hoje o brasileiro tem gosto pela Fórmula 1, NBA, NFL, boxe, futebol internacional entre outras modalidades, muito se deve a Luciano do Valle. O jornalista comandava o domingo esportivo na Bandeirantes com muita informação e carisma, formando caráter e uma geração inteira de apaixonados por esportes.