O último domingo (9) ficou marcado na história do jornalismo esportivo brasileiro pela despedida do icônico programa Terceiro Tempo, apresentado por Milton Neves na Band desde 2008.
Milton Neves se emocionou no velório de Pelé (Eduardo Martins / AgNews)Milton será substituído pelo seu colega de emissora, Neto, conforme informou o Notícias da TV no dia 9 de junho de 2023. O ex-jogador, comentarista e apresentador vive grande fase dentro da Band e terá um novo programa a partir do dia 16 de julho, o Apito Final, das 22h às 0h.
Gratidão
Após a confirmação do encerramento da consagrada mesa redonda dominical, o veterano vive dias de incerteza no canal de Johnny Saad. O futuro do jornalista deve ser na rádio, mídia na qual Milton Neves comanda o domingo esportivo da Rádio Bandeirantes por seis horas.
“Eu adoro a Band. Eu sou grato ao Johnny Saad [presidente do Grupo Bandeirantes], a todo mundo. Teve gente dizendo para eu processá-lo, mas jamais faria isso. Tenho gratidão a ele. Mas o que acontece com o Terceiro Tempo é que a gente estava entrando cada vez mais tarde. Eu sei que neste domingo tem, não sei como vai ser depois. Se houvesse final da NBA no domingo, acho que nem teria também”, explicou Milton ao Notícia da TV.
LEIA TAMBÉM!
[anunciou_2]
Baixa audiência
O provável motivo que levou a direção da emissora a trocar o Terceiro Tempo por um novo programa é a baixa audiência. De acordo com a publicação do Portal Alta Definição, dia 12 de junho de 2023, o debate esportivo não saiu da marca de 1 ponto de Ibope, segundo os dados da Kantar Ibope Media.
Além da baixa repercussão, os patrocinadores também se queixaram da entrega do apresentador. Conhecido como o “Rei do Merchan”, Milton Neves passou os últimos programas fazendo os anúncios sentado e cometendo inúmeros equívocos durante a entrega comercial.
A atitude controversa do jornalista causou irritação das marcas, que chegaram ao RH da Band e solicitaram uma atitude do canal.
O radialista de 71 anos revelou seu desejo de continuar na rádio, que diferente do programa de TV, rende boa audiência, desbancando concorrentes como Rádio CBN e Rádio Transamérica.
“No rádio, acho que não vão mexer nada, porque ninguém faz o que fazemos. Na Rádio Bandeirantes, ganhamos da CBN que é uma grande rádio e com folga. Faço seis horas [de transmissão] no domingo e consigo mais ou menos 94 mil ouvintes por segundo. É muita gente, [estamos] acima de rádios tradicionais”, diz Milton Neves ao Notícias da TV.
Passagem de bastão
Milton foi quem deu a primeira oportunidade ao ex-jogador Neto nas telinhas. A primeira aparição do craque foi na TV Record e, desde então, José Ferreira Neto tem sido um dos principais comentaristas e apresentadores esportivos da TV brasileira.
“Eu estou feliz pelo Neto, que foi um cara que eu inventei na televisão. Eu que coloquei ele na televisão ainda na Record. Os bispos não queriam, e um dia ele entrou no ar, deu um baita de um ibope e o contrataram”, revela Milton Neves.
Neto vive grande fase. Diferente de seu colega, as empresas disputam ferrenhamente um espaço em seu novo programa. O desejo dos anunciantes do Terceiro Tempo é se manter no horário e ter craque Neto como o novo garoto-propaganda. Por outro lado, as marcas que acompanham o apresentador no Os Donos da Bola desejam migrar para os domingos no Apito Final.