Rafael Sóbis foi um atacante de muito prestígio do futebol brasileiro. Bicampeão da Libertadores pelo Internacional (2006 e 2010), o ex-atacante se aposentou em 2021, quando jogava pelo Cruzeiro.
Rafael Sóbis (Ricardo Duarte / Internacional)Enquanto atleta, Sóbis mostrou ser um personagem diferente no meio futebolístico. De fala consciente e sempre buscando melhorar, o gaúcho investiu em uma startup de energia renovável após se aposentar.
O foco da tech é a energia sustentável. Rafael Sóbis utilizou sua influência e recursos para apoiar os novos projetos da Orlla. A empresa tem sede em Porto Alegre e foi fundada em 2021.
Sóbis consciente
O ex-Internacional comentou em entrevista ao Ecoa em parceria com o Bol, em 28 de julho de 2023, que o primeiro convite dos investidores Danilo Ambuja, ex-diretor de vendas da consultoria de imóveis, e Raphaela Sefton, empresária, surgiu quando ele ainda atuava como jogador.
LEIA TAMBÉM!
“Sempre aproveitei bem as oportunidades que o futebol me deu. Na época, o Danilo e a Raphaela, que é amiga da minha esposa, me convidaram para ser garoto propaganda da startup deles. Naquele período, recusei o convite, pois estava jogando futebol e achei que não era o momento certo. Após o término do meu contrato, aceitei a proposta e resolvi investir na empresa, daí entrei como sócio. Tive que estudar, pesquisar muito sobre energia solar, captação, benefícios ao meio ambiente, e aos poucos fui aprendendo”, comentou Sóbis.
Atualmente, a startup conta com 15 funcionários operando na capital gaúcha e 20 representantes comerciais para vendas espalhados por outras regiões do Brasil.
”Já temos uma unidade da Orlla em funcionamento no município catarinense de São José e outra em Sapucaia do Sul, aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Estamos, em breve, abrindo outra filial em Erechim, ao norte do Rio Grande do Sul”, revelou.
Meio ambiente agradece
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), atualmente a energia solar é a segunda fonte de energia do Brasil. Ela ultrapassou a eólica e fica atrás apenas da fonte hídrica.
Em 2022, a energia solar teve um crescimento de 64% em relação a 2021. E, em breve o mais novo empresário fará parte de uma estatística interessante, que só cresce: dos quase 1,7 milhões de sistemas instalados no Brasil em 2023, 79% são em casas, para autoconsumo.
”Eu moro num apartamento e não tem como usar energia solar, mas estou construindo uma casa que vai ter. Vou usar energia suficiente para colocar aquecedor no piso… a piscina também vai ser aquecida, tudo com fotovoltaica. Isso está nos meus planos. Já temos o projeto e o terreno pronto”, declarou Sóbis.
Além de oferecer energia solar, a Orlla também apostou nas motos elétricas, mais conhecidas como scooters. Parte da renda obtida com as vendas das placas e das motos é utilizada para ajudar pessoas em situação de pobreza.